Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 – Ginástica artística: trave e argolas
Força e equilíbrio são duas das características dos aparelhos
publicidade
FALTAM 16 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
As argolas fazem parte do programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos, em 1896. Criadas no início do século XIX pelo alemão Friederich Ludwig Jahn, considerado o “pai da ginástica”, são, entre todos os aparelhos da modalidade, aqueles que mais exigem força dos atletas. A trave, por sua vez, só fez sua estreia olímpica nos Jogos de Helsinque-1952. A história do aparelho, que mais do que qualquer outro exige equilíbrio, passa pela Hungria, já que as ginastas daquele país inovaram tanto nos movimentos que um novo livro de normas foi escrito em 1965. Enquanto a trave é uma disputa apenas feminina, nas argolas, competem só os homens.
Quem vence?
Quem obtiver as melhores notas dos juízes a partir de movimentos e manobras de acordo com o aparelho em disputa.
No geral, como são atribuídas as notas? Quais os critérios?
Por muito tempo, a nota máxima era o 10, marca atingida pela primeira vez em 1976 pela romena Nadia Comaneci. No entanto, o sistema foi alterado em 2006 e hoje em dia é calculado a partir do grau de dificuldade dos movimentos e da sua execução. A soma de ambos é que determina a nota final. A nota de execução parte de 10 e vai diminuindo a cada erro. Já a de dificuldade leva em conta os elementos incluídos na série. Desta forma, por exemplo, se duas ginastas têm ambas uma prova sem erros, vence aquela que incluiu em sua apresentação elementos de dificuldade maior.
Quais os termos mais utilizados durante as provas?
- Elemento - Todo movimento que faz parte de um código de pontuação com um valor de dificuldade.
- Execução - É a apresentação em si.
- Pirueta - É um giro de 360° em torno do eixo longitudinal, feito tanto no ar como com o pé apoiado.
- Mortal - Giro no ar, mas dessa vez em torno do eixo transversal. Ou, de uma forma mais simples, uma cambalhota. Pode ser executado para frente ou para trás.
- Twist - Inclui um giro longitudinal de 180º combinado com uma rotação para a frente sobre eixo transversal. O Duplo Twist Carpado, movimento executado pela primeira vez pela brasileira Daiane dos Santos é uma variação do twist seguida de um mortal duplo.
- Saída - É a parte final da apresentação, o último movimento.
Qual a ordem de apresentação dos aparelhos?
- Masculino: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra.
- Feminino: salto, barras assimétricas, trave e solo.
Como funciona a disputa do individual geral?
Na fase de qualificação, quem disputa o individual geral precisa se apresentar em todos os aparelhos - quatro para as mulheres e seis para os homens. Os 24 melhores avançam para a final, com um limite de dois representantes por país.
Qual o formato de disputa?
Da mesma forma que o individual geral, mas neste caso, o atleta pode competir apenas nos aparelhos que preferir. Na final, a ordem de apresentação é inversamente proporcional às notas da qualificação, de modo que a nota mais alta seja a última a se apresentar, mantendo assim o suspense sobre os favoritos.
Como acontece a disputa por equipes?
A partir desta edição, cada país pode contar com cinco atletas - eram quatro até Tóquio-2020. As notas do primeiro dia de competição que valem para o individual geral também valem para as equipes para fins de classificação. Os oito melhores times classificados avançam às finais. As notas são todas zeradas e para cada aparelho, apresentam-se três atletas de cada país. Ao final de todos os aparelhos, as notas de todos os competidores são somadas para definir a equipe vencedora.
O que os ginastas colocam nas mãos antes das provas?
É “pó de magnésio”, utilizado para deixar a mão menos escorregadia, já que o pó absorve o suor.
TRAVE
O que define uma boa apresentação na trave?
No geral, além do equilíbrio, as ginastas também precisam demonstrar flexibilidade, ritmo e elegância. Nesse contexto, há uma série de movimentos obrigatórios. Entre eles, está conectar dois elementos de dança diferentes, um com um giro de 180 graus, outro com um de 360 graus sobre um dos pés. Além disso, é exigido uma série acrobática com pelo menos dois elementos de voo e movimentos em ambas as direções, assim como utilizar toda a extensão do aparelho. Tudo isso em uma apresentação que não pode exceder 90 segundos.
O que acontece se a ginasta cair da trave?
Não há eliminação, mas a ginasta é punida em um ponto e tem 10 segundos para retomar a série. Já se ela se agarrar à trave para evitar a queda, terá 0,5 ponto a menos.
Quais as medidas do aparelho?
Feita de madeira e revestida de couro, a trave, que fica a 1,25 metro de altura, tem cinco metros de comprimento e 10 centímetros de largura.
ARGOLAS
O que conta para uma boa apresentação nas argolas?
Os ginastas devem apresentar tanto movimentos para cima e para baixo como incluir paradas, nas quais é preciso ficar pelo menos dois segundos praticamente estático - nem os cabos do aparelho podem balançar. A saída também deve conter uma acrobacia.
O que pode descontar pontos na apresentação?
Não há uma limitação de tempo. Afora as mãos, nenhuma parte do corpo do ginasta pode encostar nas argolas. Uma eventual queda não causa eliminação, mas desconta pontos e praticamente elimina qualquer chance de pódio.
Quais as medidas do aparelho?
A altura total do aparelho é de 5,8 metros, mas as argolas estão 2,9m distantes do chão e com uma distância de 50cm entre elas.
Quando são as finais?
- Equipes masculino - 29 de julho (12h30min)
- Equipes feminina - 30 de julho (12h30min)
- Individual geral masculino - 31 de julho (12h30min)
- Individual geral feminino - 1º de agosto (13h15min)
- Argolas - 4 de agosto (10h)
- Trave - 5 de agosto (7h36min)