Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: nado artístico
Atletas são avaliadas tanto pelas coreografias como pela correta execução dos movimentos
publicidade
FALTAM 10 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
O nado artístico, que por muito tempo foi chamado de nado sincronizado, consiste em uma disputa baseada tanto em aspectos técnicos como, honrando o nome, artísticos. As atletas devem apresentar coreografias com movimentos dentro da piscina, tanto na superfície como debaixo d´água, em elementos que, por vezes devem ser idênticos e em outros momentos, formar figuras a partir de cada uma das competidoras. Em termos olímpicos, a estreia foi nos Jogos de Los Angeles-1984, sempre com a disputa exclusivamente feminina. Neste ano, no entanto, serão aceitos até dois homens nas provas por equipes.
Quem vence?
A definição dos vencedores acontece a partir da avaliação dos juízes após duas apresentações (três na prova por equipes), levando em conta elementos como grau de dificuldade e sincronia entre as atletas, assim como o aspecto artístico e a execução de movimentos obrigatórios.
Quais os critérios de avaliação?
Existem dois tipos de avaliação na prova. Parte dos árbitros julga os movimentos das atletas, aqui chamados de elementos e que, por sua vez, são subdivididos em técnicos obrigatórios, livres híbridos e de acrobacia. Outro grupo de juízes avalia a parte artística, observando a coreografia e a relação da música com a apresentação, a performance das atletas e as transições entre os movimentos.
Quanto tempo duram as apresentações?
- Dueto Rotina Técnica - 2min20s
- Dueto Rotina Livre - 2min45s
- Equipe Rotina Técnica - 2min50s
- Equipe Rotina Livre - 3min30s
- Equipe Rotina Acrobática - 3min
Quantos árbitros avaliam as apresentações?
São dois grupos de cinco árbitros cada. Um avalia a parte de movimentos, chamada de elementos, e o outro julga a parte artística.
Como as atletas ouvem a música debaixo d’água?
É utilizado um equipamento específico chamado de som subaquático, que faz com que as atletas escutem a música mesmo debaixo d’água, essencial para realizar a coreografia.
Existem restrições quanto aos uniformes?
Sim. O uso de maiôs é obrigatório, sendo vetado, por exemplo, a utilização de biquínis - ainda que para os homens, seja permitido o uso de sunga. Óculos de proteção, como os usados na natação, são proibidos.
Como as atletas prendem o cabelo para permanecer da mesma forma mesmo debaixo d’água?
Em geral, as nadadoras utilizam coques, fazendo o rabo de cavalo na parte de cima da cabeça. Para manter o estilo debaixo d’água, a saída é passar gelatina incolor nos fios de cabelo depois que o penteado estiver pronto.
O que as atletas usam no nariz? Como é a respiração?
É um clipe nasal, feito de plástico, utilizado para impedir que entre água no nariz quando as atletas ficam invertidas ou fazendo giros debaixo d’água. A respiração tem que ser bem calculada para casar com os movimentos na superfície.
Qual a profundidade e o tamanho da piscina?
A piscina tem três metros de profundidade. O comprimento é de 30m e a largura de 20m. Em nenhum momento da apresentação, as atletas podem tocar o fundo da piscina ou as bordas.
Qual o formato de disputa do torneio olímpico?
Não há fase classificatória. As provas de dueto, acontecem com duas apresentações, em dias diferentes, e as notas são somadas para definir as vencedoras. O mesmo vale para as equipes, com a diferença que são três apresentações diferentes.
O Brasil está representado na disputa?
Não, o país não se classificou para a prova.
Quando acontecem as finais?
- Equipes - 7 de agosto (14h30min)
- Duetos - 10 de agosto (14h30min)