Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: rugby de 7

Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: rugby de 7

Modalidade voltou ao programa olímpico em 2016, depois de permanecer por muitos anos afastada

Victória Rodrigues

Rugby de 7 é considerado mais físico que o rugby mais comumente conhecido

publicidade

FALTAM 8 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024

Muitas vezes confundido como futebol americano à primeira vista, o rugby sevens tem uma origem tão antiga quanto os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Mesmo assim, foi introduzido pela primeira vez na edição de Paris-1900 e depois de disputar outras três edições foi retirado do programa olímpico em Paris-1924 e retornou muito tempo depois em Rio-2016, já com participação feminina. Modalidade rápida e intensa, o rugby de 7 é um dos esportes coletivos, ao lado do futebol e do hóquei sobre a grama, em que as regras são as mesmas para homens e mulheres.

Quem vence?

Com sete jogadores de cada lado, vence a equipe que fizer mais pontos durante a partida. Existem quatro formas de marcar pontos no rugby de 7:

  • Try - Vale cinco pontos e acontece quando um jogador ultrapassa a linha do gol do adversário com a bola e a apoia no chão. É a pontuação mais esperada de toda a partida.
  • Conversão - Vale dois pontos. A equipe que marca um try tem direito a um chute extra e o limite de tempo para bater o chute é de 40s.
  • Drop Goal - Vale três pontos e é marcado quando um jogador que estiver com a posse da bola optar por chutá-la a gol com um drop-kick.
  • Pênalti - É marcado após uma falta grave e o jogador pode chutar a bola em direção aos paus da marca onde foi apontada a infração. Também vale três pontos.

Qual a diferença para o rugby?

Embora o objetivo das duas modalidades seja marcar pontos atravessando a linha do gol adversário, existem várias pequenas diferenças entre o rugby de 7 e o rugby XV. O número de jogadores de um para outro é uma das principais: enquanto no de 7 jogam sete, como o nome sugere, no XV o número sobe para 15. Por isso eles jogam muito mais tempo. Uma partida de rugby XV é dividida em dois tempos de 40min, com um intervalo de 15min. Já no rugby de 7 um jogo todo dura 14min, com uma pausa de apenas 1min entre os dois tempos de 7min. Além disso, a equipe que marca o try reinicia a partida, com um chute do centro do campo, e no XV a equipe que reinicia é aquela que sofre o try. Outra diferença é a intensidade do jogo. Por estarem em menor número, o rugby de 7 é considerado muito mais físico do que o XV, além de deixar poucos espaços para erros defensivos.

Como funciona a arbitragem?

Um árbitro comanda a partida de dentro do campo e mais dois assistentes atuam nas linhas laterais. Ao contrário do futebol, apenas o capitão de cada time tem o direito de falar com os árbitros.

Partidas são disputadas em dois tempos de sete minutos | Foto: Gaspar Nóbrega/COB/CP

Qual o formato de disputa do torneio olímpico?

Os times são separados inicialmente em uma fase de grupos, onde dentro da mesma chave, todos se enfrentam. Na Olimpíada, a competição será dividida em 24 equipes, 12 masculinas e 12 femininas. Vitórias valem três pontos, empates valem dois e derrotas valem um ponto nas classificações preliminares. Depois dos confrontos da rodada de grupos, os dois melhores times avançam para a fase eliminatória, seguida da semifinal e final.

Quais os países que disputarão o torneio olímpico?

FEMININO

  • Grupo A - Nova Zelândia, Fiji, Canadá e China
  • Grupo B - Austrália, Irlanda, Grã-Bretanha e África do Sul
  • Grupo C - França, Estados Unidos, Japão e Brasil

MASCULINO

  • Grupo A - Nova Zelândia, Irlanda, África do Sul e Japão
  • Grupo B - Argentina, Austrália, Samoa e Quênia
  • Grupo C - Fiji, França, Estados Unidos e Uruguai

O Brasil está na competição?

Sim. Após o 21º título no Campeonato Sul-Americano, a seleção brasileira feminina de rugby de 7 garantiu a vaga olímpica. O primeiro confronto brasileiro será no dia 28 de julho, contra as anfitriãs francesas, às 12h.

Quando acontecem as finais?

  • Feminino - 30 de julho (14h45min)
  • Masculino - 27 de julho (14h45min)


Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895