Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: tiro com arco
Objetivo dos atletas é acertar a flecha no ponto mais central dos alvos
publicidade
FALTAM 4 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
O tiro com arco, que por muito tempo foi chamado de arco e flecha, é uma das modalidades mais antigas da humanidade, com suas origens ligadas tanto à caça como à guerra. Em termos esportivos, os primeiros registros datam de até 1000 a.C., na China. Se os instrumentos utilizados evoluíram com o tempo, o princípio permanece basicamente o mesmo desde então: acertar o alvo com disparos de flecha a partir de uma determinada distância. Nos Jogos Olímpicos, a estreia aconteceu em St. Louis-1900. No entanto, um longo hiato se deu entre 1920 e 1976, quando voltou para o programa oficial.
Quem vence?
Vence quem somar mais pontos a partir do disparos de flechas em um alvo.
Qual é a pontuação do alvo?
O alvo, que tem 1,22 metro de diâmetro, é dividido em dez aneis de 4 a 6cm. Quanto mais ao centro, maior a pontuação. Se a flecha atingir a divisão entre dois círculos, vale a pontuação mais alta. Os valores são de 1 a 10, divididos por cores:
- Branco externo - 1 ponto
- Branco interno - 2 pontos
- Preto externo - 3 pontos
- Preto interno - 4 pontos
- Azul externo - 5 pontos
- Azul interno - 6 pontos
- Vermelho externo - 7 pontos
- Vermelho interno - 8 pontos
- Amarelo externo - 9 pontos
- Amarelo interno - 10 pontos
Existe um terceiro círculo amarelo, chamado de mosca, ainda mais central, com 12mm. Para efeitos de pontuação, ele também vale 10, mas o número de acertos nele é utilizado como critério de desempate. Da mesma forma, em caso de empate em outra área, ganha quem estiver mais próximo da mosca.
Como funciona a pontuação do jogo?
As partidas eliminatórias são divididas em até cinco séries, onde cada atleta dispara três flechas. Os valores são somados para definir quem venceu aquela série. O ganhador recebe dois pontos e, em caso de empate, cada um fica com um ponto. O primeiro a atingir seis pontos na disputa vence o jogo. Na prática, é uma disputa bastante parecida a uma melhor de cinco, com a diferença de que pode haver empate.
Quais categorias serão disputadas?
São cinco: individuais masculina e feminina, equipes masculina e feminina e equipes mistas.
Qual a distância para o alvo?
O alvo fica a 70 metros de distância dos arqueiros.
Quanto tempo o atleta tem para disparar a flecha?
São 40 segundos para cada flecha. No entanto, na final, esse tempo é reduzido para 20s. Na disputa por equipes, são dois minutos para o time disparar seis flechas. Nas equipes mistas, esse tempo é de 80s.
O arco tem algum auxílio eletrônico?
Não. O arco utiliza aparatos como estabilizar e mira, mas são todos componentes mecânicos.
Existe algum auxílio para os arqueiros?
O único auxílio, além dos aparatos do arco, é uma biruta colocada próxima à pista que indica a direção e a força do vento naquele momento.
Qual o tamanho e do que são feitas as flechas?
O material é variável, mas a maioria dos arqueiros utiliza flechas feitas com um carbono ultra leve. O diâmetro máximo permitido na competição é de 9,3mm.
Qual velocidade as flechas alcançam?
Os disparos podem atingir a velocidade de 240km/h.
Qual o formato de disputa do torneio olímpico?
Na competição individual, a disputa começa com uma fase de classificação, onde os 64 arqueiros disparam 72 flechas. A partir da pontuação total, são definidas as posições, do primeiro ao último. A partir daí, começam as fases eliminatórias, com duelos entre dois atletas, com até cinco séries de três flechas. O 1º lugar enfrenta o 64º, o 2º encara o 63º e assim sucessivamente. Os vencedores vão avançando até que restem dois na final.
A competição por equipes também leva em consideração a pontuação da fase classificatória para definir os cruzamentos eliminatórios. A diferença é que no mata-mata vence quem conseguir cinco pontos.
Quem são os brasileiros na disputa?
- Marcus D'Almeida - Individual e equipe mista
- Ana Luiza Caetano - Individual e equipe mista
Quando são as finais?
- Equipe feminina - 28 de julho (12h11min)
- Equipe masculina - 29 de julho (12h11min)
- Equipe mista - 2 de agosto (11h43min)
- Individual feminino - 3 de agosto (9h46min)
- Individual masculino - 4 de agosto (9h46min)