Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: tiro esportivo
Categorias variam de acordo com a arma utilizada para as provas
publicidade
FALTAM 4 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
Dado que o tiro esportivo era o esporte favorito do Barão de Coubertin, o criador dos Jogos Olímpicos modernos, não é de se espantar que a modalidade seja uma das que foram incluídas desde a primeira edição, em 1896, e tenha permanecido desde então. As disputas acontecem de acordo com as armas utilizadas e podem ser feitas tanto em estandes de tiro como a céu aberto, nos casos da fossa olímpica e do skeet.
Quem vence?
O vencedor é aquele que somar mais pontos a partir de tiros em alvos que, dependendo da categoria, podem ser fixos ou móveis.
Quais as categorias em disputa?
- Carabina de ar 10m (feminino, masculino e equipe mista)
- Carabina 50m três posições (feminino e masculino)
- Pistola de ar 10m (feminino, masculino e equipe mista)
- Pistola de tiro rápido (masculino)
- Pistola 25m (feminino)
- Fossa olímpica (feminino e masculino)
- Skeet (feminino, masculino e equipe mista)
Como funciona cada uma das disputas?
- Carabina de ar 10m - O calibre utilizado tem 4,5mm e o alvo, posicionado a 10 metros de distância do atleta, tem 4,55cm de diâmetro. A pontuação vai de 0,1 a 10,9 pontos, sendo que quanto mais central, maior a pontuação. A duração da prova é de 75 minutos e os oito melhores avançam para a final.
- Carabina 50m três posições - A munição utilizada tem calibre .22 e o alvo, com 15,44cm de diâmetro, fica posicionado a 50 metros de distância do atirador, que deve atirar em três diferentes posições: em pé, ajoelhado e deitado. No total, são 20 tiros em casa posição ao longo de 2h45min no masculino e 1h45min no feminino. Avançam à final os oito melhores.
- Pistola de ar 10m - O calibre da arma é de 4,5mm e o alvo - com pontuação que varia de 1 a 10 pontos - fica a 10 metros de distância. A prova dura 1h15min e avançam para a final os oito melhores.
- Pistola de tiro rápido 25m - São cinco alvos diferentes, distantes 75cm um do outro, com pontuações que variam de 0 a 5 cada. O atleta, que utiliza uma arma calibre .22, fica a 25 metros de distância dos alvos e precisa acertar os cinco com diferentes intervalos de tempo: 8s, 6s e 4s. A prova ocorre ao longo de dois dias. Avançam à final os oito melhores.
- Pistola 25m - A arma utiliza o calibre .22 e o alvo, que tem 50cm de diâmetro, fica a 25 metros de distância das atletas. A pontuação do alvo varia de 1 a 10. Avançam para a final as oito melhores classificadas.
- Fossa olímpica - Os atletas utilizam uma espingarda calibre 12mm. Ao contrário das categorias anteriores, aqui os alvos são móveis, chamados de pratos, objetos de 11cm de diâmetro, feitos de argila e que são lançados a partir de uma trincheira a velocidades que podem chegar a 120km/h. A prova é realizada a céu aberto e os atletas alternam cinco posições diferentes. Avançam à final os oito melhores.
- Skeet - Semelhante à fossa olímpica no que diz respeito à arma e mobilidade dos alvos, disparados - inclusive simultaneamente - de dois locais, chamadas casa alta e caixa baixa. Aqui, no entanto, os atiradores disparam a partir de oito posições diferentes. Avançam à final os oito melhores classificados.
Como funcionam as finais?
Podem ser divididas em quatro grupos:
- Provas de pistola de ar e carabina de ar - São feitas três séries de cinco tiros. Somados os resultados, os dois piores classificados são eliminados. O processo se repete até que permaneçam apenas dois atletas. No confronto direto, ambos atiram juntos e a cada rodada o vencedor recebe dois pontos (em caso de empate, um ponto para cada). O campeão será quem primeiro chegar a 15 pontos.
- Carabina 50m três posições - Semelhante às disputas de pistola e carabina, com a diferença que nas séries eliminatórias, os atletas disparam das três posições. No confronto direto, porém, todos os disparos são feitos em pé.
- Pistola de tiro rápido e pistola - Os oito finalistas são divididos em dois grupos de quatro, que fazem quatro séries de cinco tiros. Os dois melhores de cada chave seguem na competição para mais quatro séries, com o quarto lugar sendo eliminado. Na fase seguinte, são realizadas mais duas séries e o terceiro lugar é eliminado - mas leva o bronze. Na decisão, são realizadas mais duas séries. Vence quem tiver a melhor soma, considerada a pontuação a partir do quadrangular final.
- Fossa olímpica e skeet - A final segue o mesmo modelo de eliminação das demais categorias. Aqui, os oito finalistas são divididos em dois grupos de quatro cada. Após 15 tiros, o último de cada chave é eliminado. Mais 10 tiros e agora é o terceiro de cada grupo fica pelo caminho. Com a pontuação zerada, os quatro atletas restantes vão para um quadrangular e mais 15 tiros são disparados por cada competidor. O quarto lugar é eliminado. Mais 10 e o terceiro fica com o bronze, mas sai da disputa. Na última etapa, são lançados mais 10 pratos e quem tiver a soma mais alta de todo o quadrangular é o campeão.
Quem são os brasileiros na disputa?
- Georgia Furquim Bastos - Skeet
- Geovana Meyer - Carabina 3 posições e Carabina de ar 10m
-
Philipe Chateaubrian - Pistola de ar 10m
Quando são as finais?
Masculino
- Pistola de ar 10m - 28 de julho (4h30min)
- Carabina de ar 10m - 29 de julho (7hmin)
- Fossa olímpica - 30 de julho (10h30min)
- Carabina 50m três posições - 1º de agosto (4h30min)
- Skeet - 3 de agosto (10h30min)
- Pistola de tiro rápido 25m - 5 de agosto (4h30min)
Feminino
- Pistola de ar 10m - 28 de julho (7h)
- Carabina de ar 10m - 29 de julho (4h30min)
- Fossa olímpica - 31 de julho (10h30min)
- Carabina 50m três posições - 2 de agosto (4h30min)
- Pistola 25m - 3 de agosto (4h30min)
- Skeet - 4 de agosto (10h30min)
Equipes mistas
- Carabina de ar 10m - 27 de julho (a partir de 5h30min)
- Pistola de ar 10m - 30 de julho (4h30min)
- Skeet - 5 de agosto (10h)