Conheça os esportes que estão nos Jogos Olímpicos de Paris-2024: triatlo
Modalidade exige técnica e resistência nas provas de natação, ciclismo e atletismo
publicidade
FALTAM 3 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
Em termos de versatilidade e resistência, poucas provas batem o triatlo. Os atletas precisam vencer distâncias consideráveis em três modalidades distintas - natação, ciclismo e corrida - e ainda terem boa técnica em todas. Em termos esportivos, é relativamente recente na comparação com outras modalidades: sua primeira prova foi realizada apenas em 1974 e sua inclusão nos Jogos Olímpicos foi em Sydney-2000. A prova do revezamento misto, por sua vez, estreou em Tóquio-2020.
Quem vence?
O vencedor é aquele que primeiro cruzar a linha de chegada depois de realizar, de forma contínua, as provas de natação, ciclismo e atletismo.
No que consiste a prova?
O objetivo no triatlo é ser o primeiro a cruzar a linha de chegada ao final de três provas de modalidades distintas: natação, ciclismo e atletismo. Não há pontuação específica para cada etapa. Ou seja, tanto faz ser o primeiro a terminar as provas de natação e ciclismo se chegar atrás no atletismo. O que vale é a chegada final.
A prova da natação se assemelha à disputa das águas abertas, sendo realizada no rio Sena. O ciclismo e a prova de corrida do atletismo acontecem em um percurso que passa por alguns dos principais pontos turísticos da capital francesa. Tanto a largada como a chegada são na Ponte Alexandre III, entre o Grand Palais e Les Invalides.
Quais as distâncias percorridas?
Os atletas percorrem um total de 51,5 quilômetros, divididos da seguinte forma: 1,5km na natação, 40km no ciclismo e 10km no atletismo.
Como acontece a largada?
A largada é semelhante à prova de águas abertas. Todos os competidores se alinham lado a lado em uma plataforma colocada sobre a água até o sinal de partida.
Existem regras para as transições de um esporte para outro?
Sim. Não há linha de chegada nas provas de natação e ciclismo, mas existem áreas de transição. Ao final da prova de natação, os atletas se dirigem a uma plataforma onde já estão posicionadas as respectivas bicicletas. Algo semelhante acontece ao final do ciclismo, onde existe um local específico para deixar tanto as bicicletas quanto o capacete, que não podem ser abandonados em outro ponto.
Os atletas podem se alimentar durante a prova?
Sim, devido ao desgaste da modalidade, a organização oferece estações de apoio ao longo do percurso, do mesmo modo que ocorre em provas como a maratona. É comum que os próprios atletas carreguem, presos ao uniforme ou à bicicleta, recipientes com gel isotônico e água.
Na prova de natação, qual é o estilo do nado?
O estilo é livre, sendo a opção mais comum, por ser a mais rápida, o nado crawl.
O que pode acarretar em punição ou exclusão da prova?
- Não obedecer o percurso
- Bloquear ou obstruir o progresso de um adversário
- Adotar um contato violento na prova da natação, na qual os atletas nada muito perto um do outro
- Receber qualquer tipo de auxílio externo
- É permitido deixar o percurso por razões de segurança, mas a volta deve ser pelos pontos de partida pré-estabelecidos
- Utilizar acessórios como fones de ouvido
Qual o formato da competição?
Não há fases classificatórias ou eliminatórias. A prova já é a final por si só.
Como acontece a disputa do revezamento misto?
As equipes são formadas por quatro atletas: dois homens e duas mulheres. O percurso é mais curto, com 300m de natação, 5km de ciclismo e 2km de corrida. Cada atleta realiza o seu percurso até o final, liberando o seguinte a fazer o mesmo. Vence a equipe que primeiro terminar o quarto percurso. A ordem de largada precisa necessariamente ser homem, mulher, homem, mulher.
O Brasil tem representantes na disputa?
Sim, o país terá três competidores, mas apenas no individual. Manoel Messias e Miguel Hidalgo na prova masculina e Djenyfer Arnold Vittoria Lopes na feminina.
Quando acontecem as provas?
- Masculino - 30 de julho (3h)
- Feminino - 31 de julho (3h)
- Revezamento misto - 5 de agosto (3h)