Em meio a muitas polêmicas geradas com o anúncio de que vai tentar a sorte nas seletivas do teakwondo para defender o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, Anderson Silva fez uma publicação em suas redes sociais onde explica sua decisão de buscar a oportunidade na modalidade, reconhece que está em um nível abaixo de seus rivais e enaltece o "poder da mente" na busca por uma medalha olímpica.
“Então, galera, sei que estou totalmente fora de forma, pois não treino há muito tempo, mas estou disposto a tentar e por este motivo é que estou me esforçando ao máximo para pegar ritmo e tentar, pois se eu não fizer isso, jamais vou saber se realmente vou conseguir. Vou treinar muito, como sempre fiz e tentar índices para os Jogos Olímpicos. Estou em outro nível, os atletas olímpicos são praticamente super atletas, que estão a anos-luz de qualquer um. Mas eu vou, sim, sair da minha zona de conforto e tentar”, escreveu Anderson Silva.
“O pior que pode acontecer é eu não conseguir resultados satisfatórios, mas ao menos eu vou ter a certeza de que vou tentar. Além disso, estou fazendo isso porque quero me testar, saber até onde posso ir, pois acredito que nossa mente é fantástica e se ela está boa nos ajuda a fazer coisas as quais são vistas por alguns como impossível”, completou o ex-campeão do UFC.
Embora tenha declarado seu desejo de participar das Olimpíadas de 2016, Anderson Silva precisa participar das seletivas do taekwondo. Fora isso, sua situação com a Comissão Atlética de Nevada ainda não foi definida após dois flagras no doping. Sua situação deve ser julgada em maio. Se punido pela comissão, seu caso será avaliado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) para avaliar se ele pode ou não tentar a vaga no Rio-2016.
“Estou em outro nível', diz Anderson Silva sobre sonho de disputar as Olimpíadas
Ex-campeão do UFC reconheceu estar fora de forma, mas destacou confiança em “força mental”