• Programação TV Record
• Quadro de Medalhas
• Calendário
Anteriormente, o recorde de pontuação havia ocorrido em partida contra o Brasil, nos Jogos de 1992, encerrado em 127 a 83. A agora segunda maior diferença de escore ocorreu na Olimpíada de 1956, um 101 a 29 contra a Tailândia. De quebra, derrubou o recorde de pontos marcados do Brasil em competições internacionais: 154 pontos.
LeBron James e cia estabeleceram, ainda, o novo recorde de pontuação dos americanos em um jogo de Olimpíada, que era de 133 pontos. Esbanjando nas pontes-aéreas, os americanos seguem, sem escalas, inabaláveis em sua rota rumo ao ouro. O show desta quinta-feira foi liderado por Carmelo Anthony , que com 37 pontos, tornou-se o maior pontuador do basquete masculino americano em uma partida na história dos Jogos Olímpicos. Pela Nigéria, o cestinha foi Ike Diogu, que anotou 27 pontos.
O resultado põe os americanos na liderança do Grupo A, com seis pontos. Os nigerianos seguem na quinta colocação da chave, com três pontos. Sem encontrar adversários à altura no cenário internacional, os americanos parecem procurar em seu próprio passado algum oponente, de fato, desafiador.
Antes da Olimpíada, Kobe Bryant disse que o atual time americano ganharia do aclamado Dream Team de Barcelona-92. Pronto, polêmica acesa. Michael Jordan, um dos astros daquela equipe, prontamente respondeu, e com ironia. Disse que riu muito das declarações de Kobe.
Falou também que o resultado de um hipotético confronto seria díficil de prever, mas lembrou que 11 de seus companheiros na Espanha já estavam no Hall da Fama. Kobe, acuado, voltou atrás na declaração, para logo depois, timidamente, reafirmar que ele e seus companheiros poderiam, sim, vencer o Dream Team original, pelo menos em um jogo.
O fato é que, em termos de domínio e resultados, as campanhas, até aqui, são semelhantes. Em 1992, o Dream Team ganhou todos seus oito jogos com placares centenários, chegando a uma inacreditável média de 117,25 pontos por partida. A Seleção atual, nos três jogos já realizados, tem uma média de 104 pontos.
*Com informações da Lancepress.
Os Estados Unidos destroçaram a Nigéria na disputa do basquete masculino, nesta quinta-feira. | Foto: Timothy A. Clary / AFP / CP