person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Foi a conquista que mais mexeu comigo", diz Mayra Aguiar sobre bronze nos Jogos de Tóquio

Judoca destacou uma cirurgia que realizou recentemente e as dificuldades de treino por conta da pandemia

Judoca destacou uma cirurgia que realizou recentemente e as dificuldades de treino por conta da pandemia | Foto: Alina Souza

A medalha de bronze conquistada em 29 de julho nos jogos olimpícos de Tóquio teve uma sensação diferente para a judoca gaúcha Mayra Aguiar. Para ela, foi a conquista mais importante da sua carreira até o momento.

“Foi a mais difícil, a mais complicada, a que mais mexeu comigo nestes últimos tempos”, revelou nesta terça-feira, enquanto era recebida com festa em Porto Alegre. A atleta da Sogipa lembrou que os últimos anos foram difíceis, marcados pelas limitações de treinos durante a pandemia e de uma cirurgia que realizou recentemente. “Mas quando conquistei essa medalha, fez tudo valer a pena, acabou sendo uma conquista muito mais gostosa”, disse emocionada.

Mayra também contou sobre a rotina e os protocolos que ela e seus colegas, entre eles Daniel Cargnin, que também conquistou um bronze no judô, enfrentaram em Tóquio. No entanto, a rotina rígida com exames garantiu segurança aos competidores: “Foi muito diferente, uma olimpíada diferente de todas”.

Junto com Mayra na agenda festiva desta terça-feira estava o judoca medalhista Daniel Cargnin e mais colegas da Sogipa que foram à Tóquio competir. 

“Quando se concretizou, ficava tocando a mão no meu rosto me perguntando, o que tava acontecendo”, contou Daniel sobre suas primeiras reações. “Quando terminou, eu chorei porque eu sou muito grato a todo mundo, porque é um caminho muito difícil”, concluiu lembrando que Mayra foi uma inspiração para ele.

O grupo andou pelas ruas da Capital em um caminhão de Bombeiros e recebeu das mãos do prefeito Sebastião Melo a chave da cidade.

Eduardo Andrejew