Olimpíada

Ministro da Casa Civil garante que Olimpíadas não serão canceladas por zika

Jacques Wagner elogiou manifestação da OMS sobre gravidade da situação

Jacques Wagner elogiou manifestação da OMS sobre gravidade da situação
Jacques Wagner elogiou manifestação da OMS sobre gravidade da situação Foto : Fabio Rodriguez Pozzebom/ABr/CP
O ministro-chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, garantiu que não há a possibilidade de haver cancelamento das Olimpíadas do Rio em agosto devido ao alastramento de contágio com o zika vírus. "A mobilização não é por conta das Olimpíadas. É por conta de um problema grave de saúde pública", enfatizou.

Wagner disse que a presidente Dilma Rousseff recebeu positivamente a notícia de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou situação internacional de emergência em saúde pública em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika. Segundo ele, a mensagem é "positiva no sentido de que é mais um órgão" que emite alerta sobre o "perigo" do novo vírus.

O ministro afirmou que é preciso mais esclarecimento sobre o tema, e disse que à medida em que organismos internacionais como a OMS começam a emitir comunicados, o conhecimento sobre o assunto aumenta. "A única forma de evitar danos é com conhecimento. Depois que se explicar o que é, eu entendo que as pessoas não terão nenhum temor de vir aqui, à exceção de alguém que estiver em processo de gravidez", declarou.

Mobilização

Nesta segunda-feira, a presidente reuniu ministros e presidentes de empresas estatais para pedir que mobilizem os órgãos públicos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e Zika. Quanto ao período do Carnaval, o ministro fez um pedido para que os organizadores e gestores públicos aproveitem o momento para conscientizarem a população de que a "única vacina" contra o vírus Zika disponível atualmente é o cuidado e a preocupação da sociedade com os criadouros do mosquito. "Eu imagino que cada prefeito, cada governador está cuidando, evidentemente, porque há um volume grande de gente na rua. Eu espero que a maioria dos artistas, a depender da forma, também façam esse alerta", disse.