Nove modalidades da primeira Olimpíada permanecem no programa olímpico até hoje
Disputas como o atletismo, natação e esgrima estavam presentes nos Jogos de Atenas, em 1896
publicidade
FALTAM 29 DIAS PARA OS JOGOS DE PARIS-2024
No dia 6 de abril de 1896, em Atenas, na Grécia, acontecia a primeira edição dos Jogos Olímpicos. De lá para cá, diversas coisas mudaram ao longo das edições, como o sistema atual de entrega de medalhas. Em Atenas, a medalha de prata era concedida aos campeões. Isso porque os prêmios para os vencedores eram um diploma, uma coroa de ramos de oliveira e uma medalha de prata. Além das premiações, as modalidades também passaram por mudanças até a edição deste ano, em Paris. Na estreia do torneio, o programa olímpico tinha nove esportes: atletismo, esgrima, tênis, tiro esportivo, levantamento de peso, natação, ginástica, ciclismo e wrestling. O remo e a vela estavam na programação dos Jogos, mas as provas foram canceladas devido às fortes chuvas na ocasião. Os esportes coletivos também foram deixados de lado nesta primeira edição, em função do baixo número de inscrições.
Os nove esportes que integraram a primeira Olimpíada seguem até hoje no programa. Disputado nos primeiros Jogos Olímpicos da antiguidade, o atletismo é um dos esportes mais antigos já registrados, com os nomes dos campeões documentados desde 776 a.C. Só em Atenas-1896, 12 provas da modalidade foram disputadas: 100m rasos, 400m rasos, 800m, 1.500m, 110m com barreiras, maratona, salto em altura, salto em distância, salto com vara, salto triplo, arremesso do peso e lançamento do disco. Tamanha tradição o faz ser considerado a joia do torneio e, por isso, é também a prova que encerra o evento, com a maratona. As provas masculinas permanecem inalteradas desde os Jogos de Los Angeles, em 1932, exceto pela inclusão da marcha atlética de 20km na edição de Melbourne, em 1956, enquanto as femininas apareceram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã.
A esgrima também é um esporte olímpico de longa data. Inicialmente disputado apenas por homens, as provas femininas foram inseridas nos Jogos em Paris-1924. Na ocasião, o florete era a única disputa entre as mulheres até os Jogos de Atlanta-1996, em que a espada foi adicionada. Já o sabre feminino foi incluído pela primeira vez nos Jogos de Atenas-2004.
O tiro esportivo foi retirado de apenas duas edições da Olimpíada: 1904 e 1928. Com exceção destas, a modalidade esteve presente em todos os eventos olímpicos. O país mais vitorioso no tiro é os Estados Unidos, seguidos de perto por China e Itália.
A natação é outra modalidade que sempre esteve presente, mas não do mesmo jeito. Em Atenas-1896, as provas eram realizadas em águas abertas, em que a temperatura ficava na casa dos 13ºC. Foi apenas nos Jogos de Londres-1908 que a prova passou para as piscinas. O nado livre foi o único disputado nos Jogos de 1896, com as competições de nado peito e costas adicionadas nos Jogos Olímpicos de 1904 em St. Louis, enquanto o nado borboleta apenas 52 anos depois, nos Jogos de Melbourne, em 1956.
Na edição inaugural dos Jogos, a ginástica foi permitida apenas para homens. Isso perdurou por 32 anos até os Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã, quando as mulheres puderam competir pela primeira vez. A modalidade nunca saiu do cronograma desde Atenas-1896, apenas evoluiu para extensões como a ginástica de trampolim, ginástica acrobática e ginástica rítmica.
Ficando de fora apenas dos Jogos de Estocolmo-1912, o ciclismo é um esporte que persistiu na programação olímpica. Ao longo de 120 anos de história do esporte, as nações europeias – particularmente Grã-Bretanha, França, Países Baixos e Itália – conquistaram a maioria das medalhas oferecidas nos Jogos.
Já a luta é um dos esportes mais antigos da história da humanidade, se não o mais antigo. Por este motivo, esteve presente em Atenas-1896 e se tornou uma modalidade permanente no programa Olímpico em Londres-1908. A luta livre fez sua em St. Louis-1904, e faz parte do programa Olímpico desde os Jogos de Antuérpia-1920. A luta livre feminina só foi inserida no programa Olímpico nos Jogos de Atenas-2004.
Depois de algumas idas e vindas, o levantamento de peso entrou de vez no programa olímpico nos Jogos de Antuérpia-1920, apesar de ter recebido destaque na edição inaugural do torneio. A partir de 1920, não saiu nenhuma vez do evento. Mesmo assim, a competição feminina foi realizada pela primeira vez nos Jogos de Sydney-2000 e a China lidera as medalhas desde então.
O tênis foi disputado de forma esporádica ao longo da história dos Jogos Olímpicos. Isso porque, foi um dos esportes disputados na primeira edição da Olimpíada moderna em Atenas, em 1896, mas retirado do programa após os Jogos Olímpicos de Paris-1924. Apesar do retorno como evento de demonstração nos Jogos da Cidade do México, em 1968, e de Los Angeles-1984, o tênis só voltou definitivamente como um esporte de medalhas em Seul-1988.