Parisienses voltam à cidade atraídos pela festa olímpica, após fugirem do 'caos'

Parisienses voltam à cidade atraídos pela festa olímpica, após fugirem do 'caos'

Atmosfera dos jogos conquista os cidadãos de Paris

AFP

Clima de festa nos prédios de Paris

publicidade

Eles 'fugiram' de Paris temendo que os Jogos Olímpicos mergulhassem a capital no caos, mas muitos parisienses, antes céticos, agora estão retornando para participar das festividades populares. Esse é o caso de Colombe de Lambert e Victoire Allard. Uma semana após o início dos Jogos, essas duas amigas decidiram ir a uma zona de torcedores em frente à Prefeitura de Paris para apoiar os atletas.

As duas estudantes de 20 anos saíram de férias com a família no início de julho, uma para o sul e a outra para o nordeste da França, mas a atmosfera que viram em Paris nas redes sociais as convenceu a retornar. 'Sem arrependimentos', diz Allard.

'O acesso é ainda mais fácil do que antes dos Jogos. Antes da [cerimônia de abertura em 26 de julho], tudo estava fechado', diz a jovem, que até poucos dias atrás temia 'ataques'.Yaëlle Augereau, uma professora parisiense de 53 anos, acaba de voltar de sua segunda casa à beira-mar e está quase surpresa por estar na 'fanzone': 'Com todo o entusiasmo, a atmosfera, você se deixa levar'.

Ela não havia planejado 'de forma alguma' acompanhar os Jogos, mas ficou surpresa ao entrar em um café para apoiar o novo ídolo francês, o nadador Léon Marchand, que ganhou várias medalhas de ouro em Paris-2024.Essa mãe de família gosta da atmosfera 'festiva e amigável', o transporte que funciona sem problemas... 'Tudo é agradável, não é um caos', afirma, enquanto a multidão aplaude o judoca francês Teddy Riner no telão.

O número de parisienses convertidos para os Jogos é difícil de calcular, especialmente quando o número de usuários de transporte público está em níveis semelhantes aos de 2023: 500.000 por dia, de acordo com a autoridade regional IdFM.Mas a tendência é tal que terá um 'efeito dominó' nas vendas de ingressos para os Jogos Paralímpicos, programados para ocorrer de 28 de agosto a 8 de setembro, diz Pierre Rabadan, que trabalhou na organização dos Jogos Olímpicos.

'Enfrentamos muita desconfiança', mas 'o sucesso é total', diz Rabadan, que afirma receber 'dezenas de mensagens por dia de pessoas que estavam céticas' e que afirmaram: 'Não vou ficar'.Agora 'eles querem cancelar suas férias para ficar em Paris, surpresos com o entusiasmo e a atmosfera criada pelos Jogos no coração da cidade, o mais próximo possível dos edifícios históricos e da história parisiense', resume.



Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895