Próximas sedes dos Jogos Olímpicos já estão definidas: Los Angeles e Brisbane

Próximas sedes dos Jogos Olímpicos já estão definidas: Los Angeles e Brisbane

Evento será realizado nos Estados Unidos em 2028 e na Austrália em 2032

Victória Rodrigues

Mais de quatro anos antes, preparação para os Jogos de Los Angeles-2028 já começou

publicidade

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 ainda nem começaram oficialmente e o palco das próximas duas edições já estão definidos: Los Angeles-2028 e Brisbane-2032.

Para 2028, Los Angeles foi escolhida para receber o maior evento esportivo do mundo. A cidade norte-americana já sediou o evento em outras duas oportunidades e logo na primeira vez já trouxe mudanças significativas para o torneio. Foi em Los Angeles-1932 que todas as provas foram concentradas ao longo de 16 dias - fato inédito, já que até então nenhuma tinha durado menos de 79 dias. A partir daí, os Jogos passaram a ser realizados num período mais curto, entre 15 e 18 dias. A edição olímpica também foi essencial para a cidade se erguer da crise da bolsa de valores de Nova York, já que o lucro com o evento chegou a US$ 1 milhão, depois do esforço do governo da época para receber a disputa.

Em 1984, os Jogos Olímpicos de Los Angeles também carregaram marcos que são lembrados até hoje. Depois da edição de Moscou-1980 e da retaliação norte-americana na disputa, a União Soviética fez o que todo o mundo já esperava: não viajou para os Estados Unidos. Junto dela, outros 13 países também aderiram à decisão e ficaram de fora dos Jogos. Mesmo assim, o evento, mais uma vez, foi um sucesso financeiro e arrecadou cerca de US$ 26 milhões.

Los Angeles recebeu os Jogos pela primeira vez em 1932 | Foto: Divulgação COI / CP

Mais de 40 anos depois, pela terceira vez, Los Angeles terá a oportunidade de receber uma Olimpíada. Desta vez, a cidade quer deixar na história o legado de sustentabilidade. O conceito principal é “trabalhar com o que já existe”, sem a necessidade de novas construções para alocar o evento.

Além disso, a primeira grande mudança acontecerá na primeira semana dos Jogos, que serão realizados entre os dias 14 e 30 de julho de 2028. Pela primeira vez na história do calendário olímpico, as disputas do atletismo serão na primeira semana do evento para, segundo o Comitê Organizador, aproveitar o grande entusiasmo do público provocado principalmente pela Cerimônia de Abertura.

A edição de Los Angeles também busca trazer outra mudança para a história olímpica ao propor cinco novas modalidades para esta Olimpíada. Beisebol-softbol, flag football, críquete, lacrosse e squash foram os esportes sugeridos para integrar a programação em 2028. A proposta ainda deve passar pelo COI para aprovação.

Não é só a próxima edição dos Jogos Olímpicos que está definida. O palco de 2032 também está e será inédito. A cidade australiana de Brisbane foi a escolhida para receber o torneio entre o período de 23 de julho e 8 de agosto de 2032. A Austrália já sediou os Jogos em outras duas oportunidades em duas cidades diferentes: Melbourne-1956 e Sydney-2000. Na primeira edição a disputa não foi tão bem sucedida quanto o governo da época esperava. Isso porque, a Olimpíada chegou pela primeira vez em sua história ao hemisfério sul sob uma onda de protestos. A edição precisou ser transferida para dezembro em função do calor da cidade, em um período fora do auge da temporada da maioria dos competidores. Além disso, o governo vetou o uso de recursos públicos nas obras, que atrasaram tanto a ponto do presidente do COI sugerir que o evento fosse transferido para Roma.

Escolha por Brisbane-2032 foi recebida com festa na cidade australiana | Foto: Divulgação Brisbane / CP

O país teve um hiato de mais de 40 anos para mudar sua imagem na história olímpica. Em Sydney-2000, na virada do milênio, a cidade se encarregou de organizar os Jogos Olímpicos Verdes. A preocupação com o meio-ambiente foi o ponto forte para ganhar a candidatura que derrotou Berlim, Manchester e Pequim na época. Isto refletiu nas principais estruturas para os Jogos – o Estádio Olímpico, batizado de Super Dome, e a vila olímpica de 800 casas que eram abastecidas por energia solar. Ainda, mais da metade da água usada pela vila era captada da chuva ou tratada dos esgotos e todos os móveis do local eram feitos de madeira reciclada.

Trinta e dois anos depois, a sustentabilidade na candidatura também foi o ponto chave para Brisbane vencer a disputa da sede. O planejamento para receber a disputa é praticamente todo voltado para um menor impacto no meio-ambiente, mas sem deixar de lado a melhor experiência para os atletas. Outro ponto favorável é que liana e em um clima mais favorável para a realização dos Jogos, se comparado a Melbourne e Sydney. A escolha foi vista com bons olhos por integrantes do COI e a expectativa é que, desta vez, a edição seja um sucesso ainda maior que Sydney-2000.



Mais Lidas



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895