Programação olímpica vai concentrar as finais entre a manhã e a tarde no Brasil
Com a diferença de seis horas em relação a Paris, única competição que brasileiros poderão acompanhar ao vivo à noite é o surfe
publicidade
FALTAM 3 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
Durante os Jogos de Tóquio-2020, o torcedor brasileiro teve que virar a madrugada para assistir grande parte dos Jogos Olímpicos, dada a diferença de horário entre os países. A cerimônia oficial de abertura de Paris-2024 acontece na próxima sexta-feira, dia 26, mas dois antes antes, já na quarta-feira, começam as primeiras competições, inclusive o futebol. A boa notícia para quem quiser acompanhar o máximo possível de disputas é que os horários desta vez são mais acessíveis, com bem menos modalidades durante a madrugada. A má notícia, principalmente para aqueles que trabalham em horário comercial, é que a imensa maioria das finais acontecem nos turnos da manhã e tarde. Para ajudar na preparação do torcedor, o Correio do Povo lista como as disputas pelo ouro estão divididas por turno.
Quem tem só a noite para acompanhar ao vivo as competições olímpicas também terá sua vez. Desde que goste de surfe. A briga nas ondas pelo lugar mais alto do pódio é a única que não acontece na capital francesa. Aliás, bem longe de lá, a mais de 15 mil quilômetros, no Taiti. As finais acontecem todas no dia 30 de julho, a partir das 21h.
Quem tiver a manhã livre, poderá acompanhar finais importantes, incluindo o solo (9h20min) e o salto (11h20min) da ginástica artística feminina, na qual a brasileira Rebeca Andrade briga pelo ouro. As duas decisões do vôlei também estão marcadas para as 8h, nos dias 10 e 11 de agosto. As lutas eliminatórias do judô começam na madrugada, mas as finais acontecem sempre por volta das 11h. Outras duas modalidades que podem render medalhas ao Brasil, a canoagem e o tiro com arco, também serão decididas pela manhã.
As tardes, por sua vez, reservam as provas olímpicas mais tradicionais: atletismo e natação. As finais nas piscinas ocorrem na sua maioria entre 15h30min e 16h30min. Já o atletismo espalha suas inúmeras modalidades ao longo do turno. A prova mais esperada de todas, os 100m, acontece às 16h20min (feminino) e 16h50min (masculino) - ambas no final de semana. Além disso, também serão vespertinos os pódios do basquete masculino, no qual provavelmente estarão os astros da NBA; futebol, boxe, skate e vôlei de praia. Isso sem falar nas cerimônias de abertura e encerramento.
Os madrugadores também terão sua vez. As maratonas masculina e feminina acontecem cedo em Paris, logo, ainda madrugada no Brasil. O mesmo vale para a disputa das águas abertas, na qual a brasileira Ana Marcela Cunha briga pelo bicampeonato olímpico. Tiro esportivo, badminton, saltos ornamentais, hipismo e remo são outras das opções para quem vai virar a noite ou acordar cedo, bem cedo.
Independentemente do turno, algumas das medalhas mais esperadas de Paris-2024 foram reservadas para os finais de semana, possibilitando uma audiência mais ampla. Além das já citadas provas dos 100m, também acontecem no sábado ou domingo as decisões do skate (na categoria street), futebol, vôlei e basquete masculino, entre outras.
Finais pela manhã
- Badminton
- Basquete (F)
- Canoagem
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo Estrada
- Ciclismo MTB
- Ciclismo Pista
- Escalada
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Handebol
- Hipismo
- Judô
- Levantamento de peso
- Polo aquático
- Remo
- Saltos ornamentais
- Tênis
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Vela
- Vôlei
- Wrestling
Finais à tarde
- Cerimônias
- Atletismo
- Basquete (M)
- Basquete 3x3
- Boxe
- Breaking
- BMX Racing
- Ciclismo Pista
- Esgrima
- Futebol
- Ginástica artística
- Ginástica de trampolim
- Hóquei sobre a grama
- Levantamento de peso
- Nado artístico
- Natação
- Pentatlo moderno
- Rugby sevens
- Skate
- Taekwondo
- Tênis
- Tiro com arco
- Vôlei de praia
- Wrestling
Finais na madrugada
- Águas abertas
- Maratona e Marcha atlética
- Badminton
- Golfe
- Hipismo
- Remo
- Saltos ornamentais
- Tiro esportivo
- Triatlo
Final à noite
- Surfe