A revista americana Sports Illustrated fez uma projeção de favoritos para conquistar as medalhas olímpicas na Rio 2016. As apostas dos especialistas norte-americanos indicam que o Brasil fará sua melhor performance da história nos Jogos Olímpicos, com 21 medalhas no total e seis de ouro, com alguma possibilidade de batalhar com a Holanda para entrar entre os dez melhores no quadro de medalhas.
China e Estados Unidos devem travar uma batalhar feroz pela liderança, ambos favoritos para levar 45 ouros. A desfalcada Rússia ainda assim deve ser a terceira melhor em quantidade de premiações.
Com 21 medalhas, o país superaria o total de Londres, em 2012, quando conquistou 17 pódios. Na corrida pelo ouro, também levaria uma a mais que em Athenas, onde obteve cinco medalhas douradas em 2004.
Na busca por vitórias, a Sports Illustrated aponta o vôlei como principal força brasileira nos Jogos. O país é favorito para conquistar medalhas em todas as modalidades, na quadra e na areia. O time masculino de Bernardinho entrará em quadra como favorito ao ouro, assim como as duplas Alison Cerutti/Bruno Oscar Schmidt e Larissa França/Talita Antunes no vôlei de praia. Para as meninas de Zé Roberto, a previsão é o bronze, atrás de Estados Unidos e China.
Nas águas da Baía da Guanabara, Canoagem e Vela também podem trazer o ouro. A dupla Erlon Silva/Isaquias Queiroz é aposta nos mil metros em duplas da canoagem; enquanto Martine Grael/Kahena Kunze podem sair vencedoras entre os velejadores.
Apesar do tabu no futebol, a seleção masculina do Brasil é a favorita dos gringos para faturar o ouro com a força da torcida, com Neymar e companhia. Martha também deve ir ao pódio com o time feminino, mas a revista crê num terceiro lugar atrás de Estados Unidos e França.
O judô deve mais uma vez aparecer bem, mantendo sua fama de garantir medalhas, mas o ouro não é esperado pelos analistas. A gaúcha Mayra Aguiar é aposta para a prata em sua categoria. No tênis, o Brasil estaria fora das projeções, mas a desistência dos irmãos Bryan nas duplas pode incluir Marcelo Mello e Bruno Soares no pódio das duplas masculinas.
Revista projeta melhor desempenho da história para o Brasil na Rio 2016
Analistas esportivos indicam que país pode conquistar 21 medalhas, seis delas de ouro