Saiba qual esporte rendeu mais medalhas para o Brasil ao longo das Olimpíadas
País não deixa de subir ao pódio olímpico desde os Jogos da Antuérpia-1920
publicidade
Desde sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, na Antuérpia-1920, o Brasil não ficou uma edição sem medalhar. A partir daí, ao longo de todas as edições do evento, o Brasil conquistou um total de 150 medalhas, sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze. A lista de atletas que representaram o Brasil no pódio dos Jogos ao longo dos anos é extensa, porém os esportes que mais se saíram vitoriosos na disputa nem tanto.
Até a início da edição de Tóquio-2020, o esporte que mais havia rendido medalhas para o Brasil era o vôlei, se somadas as disputas de quadra e na praia. No entanto, a conquista do bronze da judoca Mayra Aguiar mudou o cenário. O feito fez o judô se isolar como o esporte com mais pódios para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. São 24 medalhas conquistadas até agora, com 4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes. Os judocas brasileiros subiram ao pódio em todas as edições desde 1984.
Se de um lado o judô subiu mais vezes ao pódio, do outro a vela é o esporte brasileiro mais vitorioso em olimpíadas. Isso porque é o esporte que mais deu medalhas de ouro para o Brasil na história olímpica. Até hoje, são oito ouros conquistados nas águas, com um total de 19 medalhas conquistadas desde a primeira participação do evento. Não ironicamente, o atleta brasileiro que mais coleciona medalhas olímpicas é Robert Scheidt, da vela: são cinco no total. Depois dele, está Torben Grael, também com cinco.
A família Grael, aliás, ganhou continuidade em conquistar medalhas olímpicas nas águas com Martine Grael. Quando a velejadora nasceu, seu pai, Torben, já era bicampeão olímpico na vela. Embalada pela tradição familiar, Martine iniciou na modalidade e em Rio-2016 subiu pela primeira vez no maior lugar do pódio. Cinco anos depois, em Tóquio, foi campeã pela segunda vez.
Confira a lista completa de medalhas do Brasil por modalidade:
- Judô: 24 (4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes)
- Vela: 19 (8 ouros, 3 pratas e 8 bronzes)
- Atletismo: 19 (5 ouros, 3 pratas e 11 bronzes)
- Natação: 15 (1 ouro, 4 pratas e 10 bronzes)
- Vôlei de praia: 13 (3 ouros, 7 pratas e 3 bronzes)
- Vôlei: 11 (5 ouros, 4 pratas e 2 bronzes)
- Futebol: 9 (2 ouros, 5 pratas e 2 bronzes)
- Boxe: 8 (2 ouros, 2 pratas e 4 bronzes)
- Ginástica artística: 6 (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze)
- Basquete: 5 (1 prata e 4 bronzes)
- Canoagem velocidade: 4 (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze)
- Tiro esportivo: 4 (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze)
- Hipismo saltos: 3 (1 ouro e 2 bronzes)
- Skate: 3 (3 pratas)
- Águas abertas: 2 (1 ouro e 1 bronze)
- Taekwondo: 2 (2 bronzes)
- Surfe: 1 (1 ouro)
- Pentatlo moderno: 1 (1 bronze)
- Tênis: 1 (1 bronze)
xx