Olimpíada

Sessenta mil pessoas acompanham passagem da Tocha Olímpica em Caxias do Sul

Chama percorreu 12 quilômetros em revezamento entre 62 condutores

Tite conduziu a Tocha até os Pavilhões da Festa da Uva
Tite conduziu a Tocha até os Pavilhões da Festa da Uva Foto : Ícaro de Campos / Divulgação / CP
Caxias do Sul recebeu nessa sexta-feira a Tocha Olímpica. A Chama chegou pouco antes das 19h ao Monumento Nacional ao Imigrante e percorreu um trajeto de mais de 12 quilômetros, na área urbana do Município, em um revezamento entre 62 atletas e pessoas relacionadas ao esporte até o Parque de Eventos da Festa da Uva. Cerca de 60 mil pessoas acompanharam o evento olímpico, segundo informações da Brigada Militar.

A Chama Olímpica, que veio acompanhada de um comboio de 200 metros, formado por carros e caminhões, saiu do Monumento Nacional ao Imigrante carregada pelo Frei Jaime Bettega. Por volta das 21h20min, a Chama chegou aos Pavilhões e foi entregue ao técnico caxiense da Seleção Brasileira de Futebol, Adenor Bachi (Tite), que conduziu a Tocha até o palco principal e acendeu a Pira Olímpica.

“Explode a emoção dentro do meu coração. De um guri que nasceu em São Braz, estudou no Ginásio Guarani e Emílio Meyer, jogou no Juventude e no Caxias, treinou as duas equipes e hoje tem muito orgulho de sua terra e sua origem. Minha participação é para incentivar que as crianças que estão aqui tenham uma educação melhor e a gente tenha um Brasil melhor”, disse.

Em seguida, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) promoveu uma homenagem a nomes do esporte local que foram importantes para o desenvolvimento do segmento no município .

Durante o evento, no Parque da Festa da Uva ocorreram shows do grupo de pagode Sem Razão, Maral Gurgel e Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo no Pavilhão 1, além da Banda Marcial Tradicionalista do Colégio Murialdo de Caxias do Sul, no pórtico de entrada e do Coral Anima D'Italia, em frente da Casa do Vinho Caxiense.

Após a passagem por Caxias, a Tocha Olímpica que pernoitou na cidade, seguiu na manhã deste sábado (09) para Bento Gonçalves. Ao todo, a Tocha Olímpica vai passar por cerca de 300 cidades durante o revezamento que começou 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.