FALTAM 8 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE PARIS-2024
De todas as modalidades que estarão em disputa nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, existe apenas uma hora que não acontecerá na França. Na verdade será bem longe de lá, inclusive em outro continente. Mais precisamente a 15,2 mil quilômetros de distância. Sim, as disputas do surfe não serão realizadas na capital francesa ou nos seus arredores. O local escolhido foi o Taiti, uma entre diversas ilhas localizadas na Polinésia Francesa, território francês na Oceania.
A escolha pelo local está definida desde 2020, quando o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu o local para as provas. Não que não houvesse concorrência por parte de praias francesas, como Biarritz, Les Landes, La Torche e Lacanau. No entanto, falou mais alto a tradição de Teahupo’o, que já faz parte da Liga Mundial de Surfe, a WSL. Em termos competitivos, o local tem a preferência dos atletas, dado o perfil desafiador, ainda que um tanto quanto arriscado, de suas ondas.
Muito mais do que a distância, a infraestrutura em relação à ilha foi o que mais gerou preocupações. Não que faltassem condições, o problema era o temor do impacto que um evento como os Jogos Olímpicos teria na comunidade e no ecossistema local. Tanto o COI como a Associação Internacional de Surfe (ISA), contudo, asseguram que todas as medidas no sentido de proteção foram tomadas, garantindo a sustentabilidade do projeto. Que, justamente por sediar a etapa do WSL, já está muito mais ambientado ao pacote que vem junto com a competição do que as outras cogitadas.
A localização terá consequência direta no horário da prova para quem estiver acostumado às demais competições dos Jogos de Paris. Na relação com o Brasil, Paris hoje está seis horas à frente. Já o Taiti, seis horas atrás. Assim, levando-se em conta o horário de Brasília, enquanto a maioria das disputas será ao longo do dia, principalmente manhã e tarde, as finais do surfe serão as únicas à noite - a disputa masculina será às 22h30min e a feminina às 23h15min, ambas no dia 30 de julho. Apesar de toda a distância, os atletas poderão estar em Paris para a Cerimônia de Encerramento dos Jogos.
A disputa do surfe será a mais distante de uma sede olímpica até hoje, mas não a única vez em que isso aconteceu. A primeira foi nos Jogos da Antuérpia-1920, que apesar de acontecerem em sua maioria na cidade belga, também teve competições em Amsterdam, na vizinha Holanda. Já em Melbourne-1956, toda a disputa do hipismo ocorreu em Estocolmo, na Suécia, uma vez que a cidade australiana tinha regras consideradas muito rígidas para a quarentena dos cavalos. Eram mais de 13 mil quilômetros de distância. Um trecho difícil de ser batido. Mas que Paris-2024 deixou para trás.