Tocha Olímpica chega ao RS e vai percorrer 28 municípios

Tocha Olímpica chega ao RS e vai percorrer 28 municípios

Em Porto Alegre, a chama olímpica deve chegar por volta das 15h da quinta-feira

Camila Diesel/Rádio Guaíba

Tocha Olímpica chega ao RS e vai percorrer 28 municípios

publicidade

* Com informações do Correio do Povo

A tocha olímpica, que deve passar por 28 cidades gaúchas, chegou ao Rio Grande do Sul, na tarde deste domingo. O sol estava se pondo no Norte do Estado quando um grupo de cavaleiros e três jovens erechinenses entregaram a tocha ao seu primeiro condutor em solo gaúcho, o ex-goleiro Gilmar Rinaldi. O governador do Estado, José Ivo Sartori, participou da recepção à tocha.

Um grande grupo de crianças e adultos entusiasmados esperava o momento no pórtico da cidade e diante do estádio Colosso da Lagoa, do Ypiranga, desde o meio da tarde. Recém-demitido da comissão técnica da Seleção Brasileira, Gilmar não estará nos Jogos este ano. Neste domingo, porém, teve a oportunidade de repetir um trajeto que fez pelas ruas da sua cidade natal em 1984, após conquistar a prata no futebol em Los Angeles.

A tocha passou pelas mãos de 22 condutores em Erechim. De lá, seguiu para Passo Fundo, a primeira “cidade de celebração”, como são chamados os municípios nos quais a chama olímpica passa a noite. Uma grande festa foi montada no Parque da Gare. O percurso começou no Largo da Literatura, onde uma multidão se aglomerou no início da noite. O ex-tenista Marcos Daniel, que representou o Brasil em Pequim-2008 foi um dos primeiros no revezamento. “A emoção é muito grande de vivenciar este momento olímpico aqui, rodeado de amigos”, comentou. O ex-jogador de vôlei Gustavo Endres, campeão olímpico em Atenas-2004, também participou.

Nesta segunda-feira, depois de Passo Fundo, o destino é São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta. Na terça-feira, a tocha segue para Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Na quarta-feira, as cidades rde São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas recebem o evento da passagem da tocha. Na quinta-feira, depois de São Lourenço do Sul, Camaquã e Guaíba, a tocha deve chegar a Porto Alegre. Na sexta, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul recebem o revezamento. O tour da tocha olímpica encerra no Rio Grande do Sul no sábado, dia 9, passando por Bento Gonçalves e Torres, de onde vai para Santa Catarina.

Em Porto Alegre, passagem vai exigir bloqueios de trânsito

Na Capital, a chama olímpica deve chegar por volta das 15h da quinta-feira. O revezamento percorre os principais pontos turísticos e históricos da cidade. Durante a tarde, 77 carregadores vão conduzir a tocha, percorrendo 15 quilômetros. A lista oficial dos condutores é divulgada 48 horas antes da chegada às cidades, mas entre os já confirmados em Porto Alegre estão o tradicionalista Airton Tim (indicado pelo governo do Estado), o jogador Paulo César Tinga (representando o Inter) e o técnico Roger Machado (representante do Grêmio). Ainda podem compôr a lista personalidades como a ginasta Daiane dos Santos, os atletas Marcelo Negrão e Paulão, e o esgrimista paraolímpico Jovane Guissone. Também conduzirão a tocha figuras emblemáticas da cidade, como uma das primeiras representantes do Orçamento Participativo, Geny Machado, a professora de educação física e atleta Diva Santiago, e o atleta mais antigo em atividade no Rio Grande do Sul, Daniel Mietlick

O roteiro, com largada no Parque Moinhos de Vento (Parcão), passa pelo Parque Farroupilha, Viaduto Otávio Rocha, Parque Marinha do Brasil, estádio Beira-Rio, Asilo Padre Cacique, orla do Guaíba, Usina do Gasômetro e Mercado Público. Por volta das 19h, o percurso termina no Largo Glênio Peres, com shows de Kleiton e Kledir e da banda Papas da Língua, além do Guri de Uruguaiana. A festa não ocorre apenas na chegada, mas também durante o trajeto.

A passagem da tocha vai exigir o bloqueio temporário de ruas, o que leva a EPTC a preparar uma operação especial que garanta a segurança dos participantes e afete a rotina da cidade da menor maneira possível.

Confira a lista completa das cidades que recebem a tocha no RS

• 04/07/2016 – RS – São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta.
• 05/07/2016 – RS – Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria.
• 06/07/2016 – RS – São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas.
• 07/07/2016 – RS – São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre.
• 08/07/2016 – RS – Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul.
• 09/07/2016 – RS – Bento Gonçalves, Torres.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895