A seleção brasileira feminina de vôlei venceu o Japão na manhã desta quinta-feira nos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil não deu chances para as adversárias e ganhou por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-20 e 25-18. O triunfo deu ao time brasileiro uma vaga nas quartas de final do torneio olímpico.
Com a vitória, o time de Zé Roberto Guimarães divide a liderança com a Polônia com seis pontos conquistados. A decisão do grupo B será no próximo domingo, quando as brasileiras medirão forças com as polonesas a partir das 16h.
Acaboooooooooooooou, que vitóriaaaaaaaa! (3-0) #volei
— Time Brasil (@timebrasil) August 1, 2024
Brasil 🇧🇷 25 x 18 Japão 🇯🇵 (3 set)
A vitória de hoje serviu como presente para o técnico Zé Roberto Guimarães, que completou 70 anos nessa quarta-feira.
O jogo
O Brasil entrou em quadra inicialmente com Roberta, Rosamaria, Thaísa, Carol, Ana Cristina, Gabi e Nyeme (líbero). Como era de se esperar, a partida começou com bastante equilíbrio entre as duas equipes e alto volume de jogo apresentado por ambas desde as primeiras bolas. Ninguém conseguia se desgarrar do placar até que o sistema bloqueio-defesa brasileiro passou a ser mais efetivo. No ace de Roberta, o Brasil fez 19 a 16 e continuou pressionando as japonesas para fechar o primeiro set em 25 a 20.
No segundo set, as brasileiras vieram ainda mais agressivas, sobretudo na parte ofensiva, e contaram com a inspirada Ana Cristina, que fez três pontos seguidos de ataque. Com isso, o Brasil abriu vantagem de cinco pontos (8 a 3) e continuou se impondo, graças à eficiência no contra-ataque. Se dar brechas para as japonesas, nem mesmo diante de uma marcação polêmica da arbitragem, fato que gerou cartão vermelho (ponto para o adversário) para Gabi por reclamação, as brasileiras dominaram e fecharam a parcial em 25 a 17.
A terceira parcial começou mais equilibrada, com as duas equipes trocando pontos no início. Mas o Brasil elevou novamente a sua eficiência em defesa e contra-ataque para abrir cinco pontos de vantagem na metade do set (15 a 10). As brasileiras, então, administraram a distância no marcador e num belo ataque de Tainara, que entrou na inversão do 5 e 1 junto com Macris, fecharam o set em 25 a 18 e o jogo em 3 sets a 0.
AQUI NÃO, JAPÃO! AQUI É VÔLEI DO @timebrasil
— Vôlei Brasil (@volei) August 1, 2024
ESTAMOS NAS QUARTAS!
🇧🇷3 x 0🇯🇵 - 25/20, 25/17, 25/18
ARIGATÔ, SELEÇÃO FEMININA!#VôleiEmParis2024 #Paris2024 pic.twitter.com/rR82S00qdV