Dar um passeio ou praticar algum exercício físico na área de lazer da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, pode se tornar um desafio nos dias e horários de maior movimento, como aos finais de semana ou ao entardecer.
Pedestres, ciclistas, corredores e skatistas disputam espaço e se preocupam com o risco de acidentes. Mais recentemente, usuários de patinete e roller também marcam presença. Embora haja sinalização dos locais destinados às diferentes modalidades, na prática, nem todos respeitam.
Simone Rivera, 45 anos, utiliza a Orla pelo menos quatro vezes por semana para andar de bicicleta e considera que a maior dificuldade é a falta de atenção aos sentidos da via. Para driblar o problema, ela aposta na cautela.
“Notamos que quando tem muita gente fica bem difícil de andar. Mas como já sabemos disso, já viemos com esse espírito de desviar, andar um pouco mais devagar. É um espaço maravilhoso demais, então é normal que todo mundo venha pra cá”, conta Simone.
A reportagem do Correio do Povo percorreu a Orla em um final de tarde e encontrou de tudo um pouco: ciclistas fora das áreas preferenciais, pessoas caminhando na ciclofaixa e patinetes em alta velocidade. Em certo momento, foi possível flagrar dois ciclistas que precisaram desviar rapidamente um do outro para evitar uma colisão.
Praticar exercício próximo ao Guaíba também faz parte da rotina de Adriane Stoll, 53 anos. Ela conta que já lhe chamaram a atenção por caminhar na pista dos ciclistas e, hoje, busca estar mais atenta durante a atividade.
“Eu acho que temos que ter empatia, nos colocar no lugar das diferentes pessoas que estão ocupando o espaço e também considerar que nem todas os esportes tem o local adequado pra utilizar”, destaca Adriane.
Registros de acidentes
Em fevereiro deste ano, uma colisão entre bicicletas, no viaduto Abdias do Nascimento, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, provocou a morte de dois ciclistas e acendeu o alerta sobre a utilização das vias da cidade.
Pedro Alcir Teixeira Ferreira, de 71 anos, e Loevi Schuster de Miranda Filho, de 42 anos, andavam em alta velocidade e perderam o controle das bicicletas.
Questionada sobre outras ocorrências no espaço da Orla, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que não há registros de episódios graves.
“O que acontece é de alguém cair de bicicleta e raspar a perna ou cair do patinete e quebrar o pé. Mas nada que também não possa acontecer em uma praça ou outra área de lazer”, explica o diretor.
Alteração nos finais de semana tenta resolver embates
A busca por um ambiente mais seguro para os diferentes perfis de usuários levou a uma mudança no horário de fechamento da Edvaldo Pereira Paiva para área de lazer aos finais de semana.
Desde o dia 12 de abril, a avenida é bloqueada a partir das 6h30, em toda a extensão da via, sentido Centro-Bairro, até as 22h. A medida também se repete aos feriados. Depois desse horário, os ciclistas que andam em alta velocidade não podem mais andar nas faixas.
A mudança foi feita a partir de reuniões entre a EPTC e grupos de ciclistas e corredores, que buscavam resolver conflitos para uso da área.
Antes, a avenida era fechada às 6h nos sábados e domingos. Após o horário, os ciclistas de alta velocidade competiam no espaço junto aos corredores, que praticam o esporte em grandes grupos.
“Com esta alteração, os pelotões de bicicleta que treinam cedo, a partir das 5h, conseguem utilizar a Orla com mais tranquilidade, em um horário em que o fluxo de veículos ainda é muito baixo. Dessa forma, os grupos de corredores passam a treinar em segurança a partir das 6h30, já na área de lazer e sem a presença dos pelotões de ciclistas de velocidade, o que torna o uso do espaço mais seguro para todos”, destaca Carlos Pires, diretor de Operações da EPTC.
Os trechos bloqueados permanecem os mesmos: as faixas nos dois sentidos a partir do Gasômetro até a Rótula das Cuias; e apenas a pista no sentido Centro-bairro até o viaduto Abdias do Nascimento. Quem segue de carro vindo da Zona Sul ainda terá a pista liberada até a Avenida Ipiranga, explica o diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires.
Segundo a EPTC, nestas primeiras semanas de mudança, os horários foram respeitados e não houve registro de problemas.
Trabalho educativo
Para garantir a boa convivência, a EPTC e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com os grupos esportivos, também elaborou uma cartilha com orientações.
O material é distribuído a frequentadores do local e divulgado via redes sociais. Confira abaixo as principais regras.
Orientações para ciclistas em geral:
- Utilize roupas claras, capacetes, sinalizadores e sempre ter certeza que está sendo visto
- Reduza a velocidade ao ultrapassar grupos de pedestres ou ciclistas mais lentos
- Respeite sempre o pedestre e demais usuários da via
- Faça sinais visuais para mostrar suas pausas e mudanças de direção
- Ao fazer retornos, reduza a velocidade de forma gradativa. Olhe para ver se tem outras pessoas no caminho e então faça o retorno
- Permaneça sempre na faixa da direita, junto ao bordo da via, e deixe espaço para os demais usuários
Orientações para ciclistas de velocidade:
- Quem treina em alta velocidade deve redobrar a atenção e priorizar os pedestres. Evite a velocidade perto de pessoas a passeio
- Realize seus treinos nos horários permitidos
- Ande em linha reta, evite zigue-zage
- Utilize sempre roupas refletivas, claras e sinalizações piscantes antes de amanhecer
- Ao fazer retornos, reduza a velocidade de forma gradativas. Olhe para ver se tem outras pessoas no caminho e então faça o retorno
- Permaneça sempre na faixa da direita, junto ao bordo da via, e deixa espaço para os demais usuários
Orientações para corredores e pedestres:
- Caminhe e corra em linha reta, evitando mudanças bruscas de direção
- Antes de mudar de rota, pare, olhe e só então cruze o fluxo
- Faça sinais visuais para mostrar suas pausas e mudanças de direção
- Ao parar de correr, pare de forma gradativa para facilitar a visão de quem está treinando atrás
- Não forme pelotão com mais de três pessoas em linha. Evite ocupar toda a largura da via
- Permaneça sempre na faixa da direita, junto ao bordo da via, e deixe espaço para os demais usuários