Esportes

Pan-Americano Adulto de Ginástica Artística começa amanhã para os homens

Valendo vaga para o Mundial 2025, a competição acontece de 12 a 15 de junho na Cidade do Panamá

Diogo Soares é o atleta mais experiente da equipe masculina neste Pan-Americano
Diogo Soares é o atleta mais experiente da equipe masculina neste Pan-Americano Foto : Ricardo Bufolin/ CBG/ CP

Nesta quinta-feira, a seleção brasileira masculina de ginástica artística inicia a sua jornada em busca da classificação para o Mundial deste ano, estreando no Campeonato Pan-Americano Adulto 2025. A competição continental acontece na Cidade do Panamá, no Panamá, e vai até o próximo domingo.

O Brasil chega com equipe renovada, poupando atletas experientes como Caio Souza. Ainda assim, o time tem nomes de peso, como o finalista olímpico na prova Individual Geral nos Jogos de Paris 2024, Diogo Soares, de 23 anos. Ele é um dos favoritos para medalhar em terras panamenhas, já que foi o vice campeão geral no Pan-Americano de 2024, em Santa Marta, na Colômbia, atrás apenas de Caio.

Na edição passada, na disputa por equipes, o Brasil ficou no lugar mais alto do pódio, com pontuação de 240.067. Em seguida, os adversários Colômbia e Argentina, com 235.266 e 235.234, respectivamente. O Pan-Americano deste ano é evento classificatório para o Mundial 2025, que será realizado entre 19 e 25 de outubro, em Jacarta, capital da Indonésia.

Confira a convocação

Diogo Soares
Johnny Oshiro – AGITH/SP
Leonardo Souza – Pinheiros/SP
Lucas Bitencourt – Minas Tênis Clube/MG
Patrick Sampaio – Pinheiros/SP
Vitaliy Guimarães – Minas Tênis Clube/MG

Destes, Diogo, Lucas e Patrick estavam na conquista do ouro panamericano em 2024. Já Vitaliy compete pela primeira fez na seleção brasileira, depois de ser medalhista no Pan-Americano de 2021 pelos Estados Unidos.

A programação

Nas classificatórias desta quinta, os brasileiros competem às 16h55min (de Brasília) na subdivisão 3, ao lado de Cuba e Porto Rico. Ao total, são 11 seleções, divididas em 5 subdivisões, na busca pelo título. A final por equipes masculina será no sábado, às 11h25min, e, no domingo a partir das 16h25min, as finais por aparelho, disputadas pelos 8 melhores em cada prova.

O evento terá transmissão no PanAm Sports Channel.

*Sob a supervisão de Carlos Corrêa.

Veja Também