“O Paris Saint-Germain está muito feliz em anunciar a chegada de Gianluigi Buffon”, comunicou o clube em suas redes sociais. O PSG ainda não confirmou, mas, de acordo com a imprensa francesa, a apresentação do goleiro acontecerá na próxima segunda-feira.
O lendário goleiro construiu sua carreira no futebol italiano. Foi revelado pelo Parma e fez história com a camisa da Juventus, clube pelo qual atuou de 2001 até este ano. Em Turim, acumulou títulos. Os mais importantes foram o Campeonato Italiano, que venceu nove vezes, sendo sete consecutivas, quatro Copas da Itália e cinco vezes a Supercopa da Itália.
Apesar das inúmeras conquistas, Buffon não conseguiu levantar a taça da Liga dos Campeões da Europa. Passou perto. Foi vice-campeão do principal torneio de clubes da Europa três vezes, sendo a última delas em 2017, quando os italianos perderam a final para o Real Madrid.
Na temporada passada, a Juventus foi eliminada nas quartas de final de novo pelo Real Madrid. A partida iria para a prorrogação até que o jogo foi decidido com um pênalti polêmico assinalado a favor do time espanhol nos últimos lances da partida, o que fez Buffon reclamar com o árbitro inglês Michael Oliver e ser expulso por isso.
Taillé pour Paris ! pic.twitter.com/yBYMkX02rD — Paris Saint-Germain (@PSG_inside) 6 de julho de 2018
Como punição, o Comitê Disciplinar da Uefa suspendeu o goleiro por três partidas a ser cumpridas em competições europeias. Assim, ele perderá os três primeiros jogos do PSG na próxima Liga dos Campeões.
O maior feito do goleiro foi pela seleção italiana, com a qual conquistou a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Buffon teve atuação decisiva na final contra a França e acabou sendo eleito o melhor goleiro do torneio.