Paulinho, Godín e Ricardo Goulart: as principais contratações dos clubes da Série A do Brasileirão

Paulinho, Godín e Ricardo Goulart: as principais contratações dos clubes da Série A do Brasileirão

Campeonato Brasileiro 2022 inicia neste final de semana

Lucas Mello

Paulinho retornou ao Corinthians após nove anos

publicidade

O Brasileirão 2022 começa neste final de semana. Diferente da última temporada, quando os clubes anunciaram várias contratações de peso, como Renato Augusto (Corinthians), David Luiz (Flamengo), Douglas Costa (Grêmio) e Taison (Inter), a competição nacional neste ano conta com menos reforços de impacto.

Dentre os 20 clubes que vão disputar a Série A em 2022, o Correio do Povo destaca sete nomes importantes, entre eles alguns que disputaram Copa do Mundo e tiveram destaque no futebol internacional.

Marlos no Athletico-PR, o clube do coração

Revelado no arquirrival Coritiba, mas declarado torcedor do Athletico-PR, Marlos teve passagem pelo São Paulo antes de ir fazer carreira no futebol ucraniano pelo Shakhtar Donetsk. Foram quase oito temporadas no leste europeu, que, inclusive, rendeu uma naturalização ucraniana, onde o meia disputou 26 partidas e anotou um gol pela seleção do país.

Marlos assinou com o Furacão em fevereiro deste ano e chega para o Brasileirão como um dos destaques da equipe comandada por Alberto Valentim. “Sempre deixei muito claro que meu sonho era jogar no Athletico Paranaense”, disse ao site oficial do clube na chegada.


Foto: José Tramontin / Athlético-PR

Diego Godín, ídolo uruguaio no Galo

Ídolo da seleção uruguaia, Diego Godín estava no Cagliari, da Itália, após passagem marcante pelo Atlético de Madrid, da Espanha. Aos 36 anos, o zagueiro retornou ao futebol Sul-Americano para defender o Atlético-MG — o último clube que havia defendido no continente foi o Nacional, do Uruguai, em 2007.

Com três Copas do Mundo na bagagem e se encaminhando para a quarta, Godín foi contratado pelo Galo para substituir Júnior Alonso, que tinha acertado com o Krasnodar, da Rússia, e formar dupla com Nathan Silva.
Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Dentinho, a principal contratação do Ceará

Campeão da Série B, em 2008, e da Copa do Brasil, em 2009, com o Corinthians, Dentinho partiu para o Velho Continente para atuar com a camisa do Shakhtar Donetsk em 2011. Por lá, ao lado de Marlos, por exemplo, conquistou diversos títulos pelo clube.

Onze anos após a ida para a Europa, o atacante de 33 anos retornou ao Brasil para atuar pelo Ceará. Porém, o início pelo Vozão não empolga: disputou apenas uma partida.
Foto: Marcelo Vidal/CearaSC.com

Paulinho retornou ao Corinthians

Paulinho é outro jogador com Copas do Mundo no currículo: foram duas (2014 e 2018) com a Seleção Brasileira. O volante ganhou projeção no futebol justamente com a camisa do Corinthians. Entre 2010 e 2013, conquistou o Brasileirão (2011), Libertadores (2012) e Mundial (2012). 

A grande aparição com a camisa do Timão garantiu a Paulinho a chance de atuar na Europa. No Velho Continente, ele teve passagem pelo Tottenham, da Inglaterra, e pelo Barcelona, da Espanha. Outro lugar de destaque para o meio-campista foi na China com a camisa do Guangzhou Evergrande, onde chegou a ser comandado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão.

De volta ao Corinthians após nove temporadas, Paulinho chega para qualificar ainda mais o meio-campo da equipe, que já conta com Giuliano, Renato Augusto e Willian.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Marinho, o sonho de jogar no Flamengo

Escolhido como Rei da América em 2020, Marinho foi o principal destaque do Santos vice-campeão da Libertadores daquele ano. Em 2021, porém, o meia-atacante não conseguiu desempenhar o mesmo futebol encantador da temporada passada.

Ainda quando estava no Grêmio, no final de 2018, Marinho se ofereceu para jogar no Flamengo. O sonho do jogador se tornou realidade quatro temporadas depois, em 2022, quando o Mengão desembolsou R$ 7 milhões para tirá-lo da Vila Belmiro. Porém, o início com a camisa do clube carioca não é nada animador: em 11 partidas disputadas, apenas um gol.
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Germán Cano, o artilheiro do Fluminense

Por dois anos consecutivos (2020 e 2021), Germán Cano foi o artilheiro do Vasco na temporada. Sem renovar com o Gigante da Colina, o argentino de 34 anos acertou com o rival Fluminense.

No Tricolor carioca, Cano foi um dos principais responsáveis pelo título estadual, que voltou a ser conquistado após 10 anos. Ele marcou três gols nas duas partidas da final contra o Flamengo. Na temporada, o centroavante disputou 19 jogos e marcou 10 gols. Ele chega com moral para a disputa do Brasileirão.
Foto: Leonardo Brasil / Fluminense FC

Ricardo Goulart, o camisa 10 do Santos

Bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014, Ricardo Goulart partiu para fazer carreira no futebol chinês em 2015. Durante sete temporadas, o meia-atacante jogou com destaque pelo Guangzhou Evergrande, além de passagem por empréstimo pelo Hebei China Fortune

Após rescindir na China, o jogador ficou livre no mercado para a temporada 2022. Após estar próximo de ser contratado pelo Fluminense, Ricardo Goulart fechou com o Santos, onde assumiu a sagrada camisa 10 e já disputou 12 jogos, com quatro gols marcados.
Foto: Ivan Storti / Santos FC


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895