Esportes

Platini é contra uso da tecnologia para lances duvidosos no futebol

Dirigente da Uefa afirmou que Blatter decidiu sozinho utilização dos recursos em partidas oficiais

Platini é contra uso da tecnologia para lances duvidosos no futebol
Platini é contra uso da tecnologia para lances duvidosos no futebol Foto : Valery Hache / AFP / CP
Embora o presidente da Fifa, Joseph Blatter, tenha admitido a necessidade de utilizar recursos tecnológicos na linha da goleira para evitar os chamados "gols fantasmas", o Comitê Executivo da Uefa parece estar disposto a seguir o caminho contrário. A tendência foi indicada pelas declarações do presidente da entidade europeia, Michel Platini. "Sempre me opus à utilização da tecnologia. Não será agora, aos 57 anos de idade, que vou mudar de opinião", declarou o ex-craque francês.

Platini foi mais além e afirmou que a opção a favor dos novos recursos foi tomada de forma individual pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, apoiado pela International Board. "Não foi a Fifa que decidiu optar pelas tecnologias nas próximas competições, mas sim o presidente, Joseph Blatter. Ele decidiu, sozinho, com a International Board, sem consultar o Comitê Executivo. Ele é o patrão, é o chefe, é assim", resumiu Platini.

O uso da tecnologia na linha do gol foi aprovada no começo de julho pela Fifa. A iniciativa foi liberada após nove meses de testes realizados por duas empresas: a GoalRef e a Hawk-Eye. A aprovação, no entanto, está condicionada a um teste final a ser realizado em cada estádio. Somente após esta verificação será liberada a utilização deste tipo de tecnologia em jogos oficiais de futebol.

A entidade ainda não definiu quando começará a usar a tecnologia, mas especula-se que as novas regras sejam testadas no Mundial de Clubes, que contará com o Corinthians, em dezembro.

Bookmark and Share