Esportes

Polícia italiana prende 17 por manipulação de resultados no futebol

Ex-jogador da seleção italiana, Cristiano Doni teria tentado comprar resultados dentro do campo

Foto : ROMA (AFP)
A polícia italiana anunciou, nesta segunda-feira, a prisão de 17 pessoas envolvidas num caso de manipulação de resultados de futebol para uma rede de apostas ilegais, entre eles o ex-jogador da seleção Cristiano Doni.
De acordo com o promotor Roberto Di Martino, responsável pela operação "Last bet" (última aposta), as detenções ocorreram por "formação de quadrilha com finalidade de fraude esportiva".

A sede da organização estava em Cingapura, com ramificações no leste europeu, de acordo com a polícia. O chefe da rede criminosa seria o cingapuriano Eng Tan Seet, mais conhecido pelo apelido de 'Dan'. Doni, atacante de 38 anos, que já vestiu sete vezes a camisa da seleção italiana, era capitão do Atalanta na temporada passada, e teria entrado em contato com jogadores adversários para 'comprar' partidas do seu clube, que na época estava na segunda divisão.

De acordo com a imprensa italiana, o jogador tentou fugir pela garagem da sua casa quando o polícia chegou para prendê-lo. O Atalanta, que voltou para a primeira divisão nesta temporada, já foi punido com a perda de seis pontos na tabela. Outros jogadores foram presos, entre eles Luigi Sartor (ex-Parma, Inter de Milão e Roma).

Três partidas da temporada passada 2010-2011 da série A também estão sendo investigadas,
Brescia contra Bari (2-0, no dia 6 de fevereiro), Brescia versus Lecce (2-2, no dia 27 de fevereiro) e Napoli contra Sampdoria (4-0, no dia 30 de janeiro). De acordo com Wilson Ray Perumal, compatriota de 'Dan', que foi testemunha no caso, "cada partida pode ter gerado lucros de entre 500.000 e 1,5 milhão de euros".


Bookmark and Share