Prêmio Destaques ACEG 2024 presta homenagens a nomes do esporte gaúcho
Cerimônia fará reconhecimento a atletas de diversas modalidades esportivas
publicidade
Com uma ideia de transmitir resiliência depois das enchentes de maio no Rio Grande do Sul, o prêmio Destaques ACEG 2024 já tem data marcada. No dia 18 de dezembro, a partir das 19h30, a sede do Grêmio Náutico União (GNU) será palco da premiação. Tradicionalmente, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos(ACEG) reconhece jogadores, personalidades esportivas e atletas de diferentes modalidades, que são escolhidos através dos associados.
O presidente, Rogério Amaral, afirma que após as enchentes a ideia de não realizar o evento surgiu dentro da diretoria da Associação. "Nós cogitamos isso por uma série de circunstâncias indiretas que nos prejudicaram, nossa sede foi afetada diretamente pela enchente, parceiros que costumam estar envolvidos conosco e não puderam participar este ano. Mas justamente com esse pensamento de que a gente pode dar um exemplo para aqueles que fizeram tanto durante esse período da enchente, além de transmitir a resiliência da comunidade esportiva”, destaca Amaral.
Neste ano, o prêmio terá uma homenagem especial para os remadores Mathias Becker (Flamengo) e Piedro Tuchtenhagen (Grêmio Náutico União), que abriram mão da seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 para se dedicarem ao resgate das vítimas das cheias. “Eu não quero antecipar para não estragar a surpresa”, conta Rogério. “Mas o que eu posso falar é que ela tem um simbolismo muito forte para eles que deixaram de ir à Paris”, completa o presidente. Além disso, o evento também fará uma homenagem especial ao projeto Remar para o Futuro, clube de remo de Pelotas afetado pelo acidente que matou nove pessoas, sendo sete atletas, o coordenador da equipe e o motorista da van. O único atleta sobrevivente estará presente no GNU para receber a homenagem.
Apesar do destaque do prêmio ser o futebol gaúcho, ele conta que desde 2022 ampliou para outras modalidades. Neste ano olímpico, o evento fará uma premiação para os atletas gaúchos que estiveram em Paris. “Dar relevância para outros esportes é essencial, por isso, terá uma premiação focada nos atletas olímpicos e paralímpicos neste ano de Olimpíada”, afirma Rogério.
Confira a lista dos homenageados que serão revelados no evento:
Escolhidos pelos associados (em votação – revelados na Festa)
- Goleiro do Ano
- Goleira do Ano
- Árbitro(a) do Ano
- Dirigente do Ano
- Revelação do Ano Masculino
- Revelação do Ano Feminino
- Treinador do Ano (Time Masculino)
- Treinador do Ano (Time Feminino)
- Craque do Ano Masculino
- Craque do Ano Feminino