Praia Clube supera o Bauru em grande atuação coletiva na Copa Brasil

Praia Clube supera o Bauru em grande atuação coletiva na Copa Brasil

Gaúcha Fernanda Garay recebeu forte apoio da torcida e foi destaque

Eric Raupp

Gaúcha Fernanda Garay recebeu forte apoio da torcida e foi destaque

publicidade

Em uma partida marcada por altos e baixos de ambas as equipes, o Praia Clube bateu o Sesi Bauru no tie-break (24-26, 25-21, 25-14, 21-25 e 15-11) e se garantiu como o primeiro finalista da Copa Brasil. Pelo lado das ganhadoras, destaque para as ponteiras Fernanda Garay e Rosamaria, que comandaram o ataque das mineiras. Garay sentiu uma lesão na panturrilha no final do quarto, mas, embalada pela torcida que gritava efusivamente pela atleta gaúcha, foi fundamental para a vitória na partida realizada nesta sexta-feira em Gramado.

“Quem conhece a minha história sabe que eu não fujo da luta”, disse a ponteira, que dividiu o mérito com a equipe, afirmando que a luta o tempo inteiro foi o ponto positivo da partida. A jogadora de Porto Alegre também disse estar muito feliz por ter tido o apoio de grande parte do ginásio. “É muito bom jogar aqui. Saí de casa muito cedo, com 15 anos, e acho que no profissional, essa foi minha primeira vez no Rio Grande”, comemorou.

A capitã Fabiana classificou o jogo como uma final antecipada. “Foi um jogo pau a pau, dois grandes times, com fortes atacantes e bloqueadoras. Na hora que começamos a sacar melhor e a bloquear, começamos a melhorar o nosso jogo”. Ela afirmou que, para a disputa do primeiro lugar, mais importante que melhorar aspectos técnicos é descansar.

Nas arquibancadas, as famílias de Garay e da central gaúcha Val, do Bauru, fizeram a festa. Durante a partida, o clima era de diversão fora das quadras, com os apoiadores cantando e celebrando as atletas.

O jogo

A partida começou com troca de pontos, mas a equipe paulista entrou em quadra errando mais. Dos cinco primeiros tentos das mineiras, três foram em erros das oponentes. Uma bola de Tifanny na antena, e um ataque e de saque de Andressa para fora. O Praia abriu 8x5 de vantagem após boa sequência de viagens de Fawcett, quebrando o passe adversárias. Um ponto de defesa de Diouf e um ace de Gabi recolocaram o time no jogo, mas as uberlandense souberam administrar a parcial e mantiveram vantagem de um ou dois pontos. Num ace da central Val, a tudo igual em 18-18.

O final de set ganhou emoção quando Diouf virou a parcial em 21-20 em uma bola de xeque. Mas Fabiana logo colocou as mineiras na frente de novo com um bloqueio simples em Tifanny. No final da parcial, a Italiana foi a válvula de escapa. No 24-24, defendeu uma bola que gerou o contra-ataque convertido por Tifanny, que deixou o sexteto de São Paulo na frente. Foi num erro de China da central Fabiana que o Bauru fechou em 26-24.

A segunda parcial começou com as mineiras impondo um forte ritmo, forçando o saque e abrindo vantagem. O técnico Anderson tentou alterações com a ponteira Vanessa no lugar de Tifanny, mas as adversárias continuaram a abrir e chegaram a ter 11-7. Na sequência, Paulo Coco recebeu um cartão amarelo por forte reclamação de um suposto erro de rotação e afetou o time. Com uma boa sequência da ponteira Gabi no saque, o Bauru empatou a partida em 11–11 após um bloqueio de Val. O Praia Clube logo disparou na frente de novo, anormais 15-11 após um bloqueio de Fawcett.

As comandadas de Paulo Coco abriram 21-18, mas o treinador do Bauru fez inversão com Naiane e a aniversariante Edinara, que abriu dois pontos de ataque seguidos. Após um ataque para fora de Garay, tudo igual em 21-21. Com um erro de Tifanny, um bloqueio da central Carol e um ace da levantadora Lloyd, o Praia Clube ficou com o ser point. Após um belo saque da norte-americana, a bola voltou de graça e a conterrânea Fawcett fechou a parcial em 25-21.

Embaladas, as mineiras voltaram forçando o saque abriram 5-2 com boa sequência de Carol. Com uma bola de segunda Lloyd e um bloqueio de Rosamaria, vantagem de 8-3. A americana ampliou a distância para 10-4 com uma bola de xeque. Bastou manter o placar e deu até mesmo para entregar pontos em erros, uma vez que o Bauru não conseguia pontuar e também errava. Em um bloqueio de Carol e um passe errado de Vanessa a vantagem chegou a 17-7. Quando o placar marcava 24-11, o Bauru tentou uma reação com três bloqueios seguidos, mas era tarde demais. As uberlandenses fecharam a parcial em 25-14 após Edinara isolar a bola no banco de reservas.

O Sesi Bauru voltou da parada determinado a levar o jogo para o tie-break. A central Val marcou dois pontos de bloqueio e um de ataque para ajudar o time a abrir 5-2. O Praia respondeu rápido, com um bloqueio de Rosamaria e outro de Fabiana. Uma boa sequência da levantadora da equipe paulista, contudo, ajudou o time a abrir 9-5. A vantagem foi desfeita rapidamente, pois a norte-americana Lloyd deixou tudo igual em 10-10 com um ace. Depois de ver as adversárias abrirem 14-11, Rosamaria, embalada pela torcida que gritava seu nome deixou o marcado igualado. Fabiana virou o jogo em um bloqueio na central Val, anotando 16-15.

Num troca-troca de placares, o time do interior de São Paulo abriu 20-19. No 22-20 para as paulistas, as mineiras levaram um susto quando Garay caiu em quadra sentindo dores no joelho. Ela escorregou na unidade do chão e partida ficou interrompida por alguns minutos. Na invasão por cima da levantadora Lloyd, o Bauru fechou a parcial em 25-21.

O set decisivo começou com o Bauru abrindo 3-1 após erros consecutivos das adversárias: dois toques de Garay e uma bola pra fora de Fawcett. As paulistas abriram 5-2 com uma chutada no meio de Val. Com um ace, Fabiana deixou tudo igual e 6-6. Com erro de Fabíola em uma bola de segunda, o Praia virou a parcial para 8-7 e ampliou a vantagem com um bloqueio da central Carol em Diouf. Após uma linda defesa com uma das mais de Garay, Rosamaria explorou o bloqueio e anotou 11-8.

Aguerrido, o Bauru tentou buscar, mas Fabiana fechou a porta para Diouf e marcou 13-10 para o time de Uberlândia. No final, um erro de ataque das paulistas deu a vitória às uberlandenses, que ainda tentaram desafiar, sem sucesso.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895