Promessa para 2020, triatleta é fruto de projeto social

Promessa para 2020, triatleta é fruto de projeto social

Jovem cearense Manoel Messias venceu Circuito Sesc em Fortaleza

Amauri Knevitz Jr. / Correio do Povo

Jovem cearense Manoel Messias venceu Circuito Sesc em Fortaleza

publicidade

Não é apenas nas modalidades mais difundidas no Brasil, como o futebol, que o esporte transforma vidas. Até os 12 anos de idade, Manoel Messias, morador de uma área pobre na região da Praia do Futuro, na capital do Ceará, nunca havia ouvido falar em triathlon. Aos 17 anos, já como um atleta júnior promissor, ele disputou pela primeira vez uma prova adulta na categoria elite, a etapa de Fortaleza do Circuito Sesc Triathlon, no último sábado. Sagrou-se vencedor, diante dos familiares e conterrâneos. “Ganhar aqui, na frente de todo mundo com quem eu comecei, era tudo que eu queria. É melhor que ganhar um Mundial”, emocionou-se o jovem ao cruzar a linha de chegada.

Nos últimos cinco anos, um longo caminho foi percorrido por Messias, acostumado a cruzar grandes distâncias. Tudo começou quando ele foi alcançado por um projeto social da Federação de Triathlon do Ceará (Fetriece) ainda criança, na comunidade em que vivia. Dois anos depois, aos 14, foi selecionado pelo Sesi e se mudou para o interior paulista para defender as cores do clube de São Carlos. Chegou à Seleção Brasileira júnior e, este ano, se tornou campeão brasileiro e pan-americano da categoria. “O triathlon transformou minha vida. Comecei de brincadeira, com meus primos. Nunca tinha corrido. Peguei gosto, vi que levava jeito e fui atrás”, contou, em meio aos abraços dos parentes e amigos.

Parelha durante os 1,5 mil metros de natação e 40 quilômetros de ciclismo, a prova de sábado começou a ser decidida no segundo dos 10 quilômetros de corrida, quando Messias apertou o ritmo e começou a se destacar do restante do pelotão, fechando a prova em 2h01min15s. Deixou para trás até o maior nome atual do triathlon brasileiro. Diogo Sclebin, 44º na Olimpíada de Londres e muito cotado para representar o Brasil também nos Jogos do Rio, chegou em segundo lugar, em 2h01min34s, mas com motivo para comemorar. Com o desempenho em Fortaleza, ele alcançou a pontuação necessária para garantir com antecedência o título do Circuito Sesc 2014, seja qual for o resultado da última etapa, que será disputada no Rio Grande do Sul.

Satisfeito com a performance e com a conquista, Sclebin não teve nenhum receio de elogiar Messias, o novo concorrente que o superou já no primeiro encontro. “Pela temporada que ele fez e pelo cansaço acumulado de várias competições desgastantes que eu sentia, eu sabia que ele seria o meu principal adversário e seria uma pedreira. Apesar de iniciante, é o que está melhor na corrida atualmente, e vem numa crescente muito boa. É uma promessa do nosso esporte em nível olímpico. Acho que para 2016 ainda não, mas para 2020, com certeza”, afirma o carioca de 32 anos sobre o novato de 17.

De Fortaleza para Tramandaí

Entre as mulheres, Carol Furriela foi a primeira e também garantiu o título antecipado do Circuito Sesc. Flavia Fernandes terminou em segundo lugar. As duas estão entre os principais nomes do triathlon feminino brasileiro.

A festa, porém, não foi somente da elite. Ao todo, 417 atletas participaram da prova. Oito categorias se revezaram nas largadas na Praia de Iracema, incluindo o Paratriathlon, cujos participantes foram um show à parte. Correndo com muletas, nadando com apenas um braço ou pedalando com apenas uma perna, eles deram uma lição de disposição e arrancaram aplausos entusiasmados do público.

Quase todas as categorias percorriam a metade das distâncias da elite, o chamado Sprint, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, com exceção da Amador Olímpico, que faz o mesmo percurso dos profissionais.

Agora, o Circuito Sesc viaja mais de 3 mil quilômetros, deixando para trás as águas verdes do litoral nordestino e desembarcando no turvo e gelado mar gaúcho. Tramandaí será a sede da sétima e última parada desta celebração do esporte, em 23 de novembro.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895