Rússia nega existência de programa de doping de Estado

Rússia nega existência de programa de doping de Estado

Relatório denunciou um esquema institucionalizado com envolvimento de mais de mil atletas

AFP

Rússia nega denúncias

publicidade

O ministério dos Esportes da Rússia negou nesta sexta-feira a existência de um programa de doping de Estado, após a divulgação da versão final do relatório McLaren, que denuncia um esquema institucionalizado com envolvimento de mais de mil atletas de 2011 a 2015. "O ministério dos Esportes da Rússia nega qualquer programa de apoio governamental ao doping e continuará aplicando a política de tolerâncias zero", anunciou o ministério em um comunicado.

Nessa nota oficial, o ministério deixou claro que "estudará com cuidado" as conclusões do relatório, para adotar uma "posição construtiva". "As autoridades russas competentes estão levando a cabo uma investigação sobre as situações descritas na primeira parte do relatório McLaren e vão fazer o mesmo com a versão final", completou.

Citado por agência de notícia russas, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que não quer "reagir no calor do momento". De acordo com o a versão final do relatório, divulgada nesta sexta-feira, em Londres, "existem provas contundentes de um doping institucionalizado de 2011 a 2015" na Rússia.

"Uma conspiração institucional foi implementada, com participação do Ministério dos Esportes e de serviços como a Agência Russa Antidoping (Rusada), o laboratório antidoping de Moscou, junto com o FSB (serviços secretos) para manipular amostras", explicou Richard McLaren, o autor do documento, na entrevista coletiva. Muitos dirigentes russos foram demitidos depois das revelações da primeira parte do relatório, mas o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, foi promovido ao cargo de vice-primeiro ministro encarregado dos esportes.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895