A jovem carioca de 22 anos terá a oportunidade de completar sua "coleção" de medalhas em mundiais, já que levou o ouro em casa no ano passado, no Rio de Janeiro, depois de faturar a prata em Paris, em 2011. Rafa superou a suíça Fabienne Kocher na repescagem ao aplicar um belo wazari com pouco mais de 30 segundos de luta.
Primeira mulher brasileira a conquistar um título mundial de judô, ela lutará pelo pódio com a francesa Automne Pavia, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que perdeu para a japonesa Nae Udaka na semifinal. Pavia já conhece o sabor de conquistar uma medalha em Chelyabinsk, por ter justamente faturado o bronze no campeonato europeu de 2012.
Os outros dois representantes do Brasil na categoria leve foram eliminados logo na estreia. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Keyleyn Quadros foi derrotada por Chen-Ling Lien, de Taiwan, por ter levado uma punição, em luta que não teve pontuação.
Punições tiram Rafaela da luta pelo ouro
Na categoria até 73 quilos, Alex Pombo, estreante em Mundiais, foi surpreendido pelo belga Dirk Van Tichelt, perdendo por imobilização no fim da luta. Rafaela viu o sonho do bi escapar por apenas uma punição. Nas quartas de final, a brasileira sofreu duas punições contra apenas uma dmongol Sumiya Dorjsuren no início da luta e acabou levando um wazari.
Faltando um minuto para o fim, a carioca conseguiu projetar a adversária, mas o árbitro deu apenas wazari. Rafaela, portanto, permaneceu em desvantagem e acabou perdendo a luta. Na estreia, a brasileira venceu facilmente a eslovena Vlora Bedeti, que foi eliminada por levar quatro punições depois de sofrer um yuko.
Em seguida, ela aplicou mais um yuko na austríaca Tina Zeltner no final da luta para garantir a vitória enquanto já estava em vantagem por conta de uma punição da adversária. A derrota para a judoca da Mongólia tirou Rafa da luta pelo ouro, mas basta vencer a francesa para conquistar a segunda medalha brasileira no Mundial, depois do bronze de Érika Silva na categoria até 52 quilos.