Duas vezes medalhista olímpica e tricampeã da liga, Rayssa Leal confirmou o seu favoritismo e conquistou o título da etapa de Brasília da Street League Skateboarding (SLS), neste domingo. A maranhense de 17 anos terminou com 21,8 pontos, uma margem de quase oito pontos à frente da segunda colocada, Gabriela Mazetto, que somou 14.
Rayssa já havia sido campeã no primeiro evento do ano, em Miami, mas não competiu no segundo, na Califórnia. Com a vitória deste domingo, ela deu mais um passo para garantir vaga no Super Crown, última etapa da temporada, que ocorrerá no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com os melhores skatistas do ano.
Antes disso, contudo, ainda serão disputadas mais duas etapas da SLS: em Cleveland, no dia 9 de agosto, e em Paris, no complexo de Roland Garros, em 11 de outubro.
.@rayssaleal is your #SLSBrasília Women's CHAMP 🏆
— Street League Skateboarding (@StreetLeague) July 13, 2025
[ #SLSBrasilia B2YB @BBnosEsportes | Tune in NOW on SLS YouTube ] pic.twitter.com/PnMUiJtX5v
Como foi a etapa de Brasília
A competição estilo “Spot Takeover” apresentou um formato inovador no skate, onde as atletas não precisaram disputar voltas completas na pista. A dinâmica consiste em sete tentativas para cada skatista executar suas melhores manobras, com as três maiores notas computadas para a pontuação final, podendo chegar a no máximo 30 pontos.
Rayssa mostrou equilíbrio e criatividade na sua performance, dominando a disputa desde as primeiras manobras e impondo um ritmo forte que nenhuma adversária conseguiu alcançar. Nas quatro primeiras tentativas, teve apenas uma falha, o que permitiu que ela arriscasse mais na segunda metade, chegando a obter uma nota 8.
“Foi muito legal. Eu fico feliz por honrar minha família e ter esse apoio dos torcedores. É mais um campeonato em casa, mais um troféu. Superei meu medo nessa pista”, disse a jovem após vitória em solo brasileiro diante de 15 mil torcedores.
Confira o top 5 feminino
1º – Rayssa Leal (Brasil): 21,8
2º – Gabriela Mazetto (Brasil): 14,0
3º – Duda Ribeiro (Brasil): 13,7
4º – Isabelly Ávila (Brasil): 12,7
5º – Margielyn Didal (Filipinas): 9,6
Vitória também no masculino
No masculino, o brasiliense Felipe Gustavo faturou o lugar mais alto do pódio. Atuando em casa, o skatista de 34 anos conseguiu três altas notas, que lhe renderam um total de 27.1, em uma disputa acirrada com Giovanni Viana (27.0). Gabryel Aguilar (24.8) completou o pódio.
YOUR BRASÍLIA CHAMP @Fgustavoskt IN HIS HOMETOWN 🏆 pic.twitter.com/NBFhRYijRZ
— Street League Skateboarding (@StreetLeague) July 13, 2025
*Sob a supervisão de Carlos Corrêa.