Esportes

Real mantém liderança do ranking da Uefa pelo quinto ano seguido

Atlético de Madrid assumiu segundo lugar com título da Liga Europa

Real manteve liderança de ranking da Uefa pelo quinto ano seguido
Real manteve liderança de ranking da Uefa pelo quinto ano seguido Foto : Lluis Gene / AFP / CP
O Real Madrid manteve a liderança do ranking da Uefa pela quinta temporada consecutiva após assegurar o título da Liga dos Campeões da Europa. Na lista divulgada pela entidade europeia nesta terça-feira, a principal novidade foi a presença do Atlético de Madrid, campeão da Liga Europa, na segunda colocação. O time do técnico argentino Diego Simeone saltou duas posições em relação à temporada passada.

Em terceiro aparece o Bayern de Munique, que garantiu com facilidade o hexa consecutivo do Campeonato Alemão, e em quarto lugar, o Barcelona, atual campeão espanhol. A Juventus, que alcançou o hexa do Campeonato Italiano, está em quinto e o Sevilla vem logo atrás, em sexto. O Paris Saint-Germain, hepta francês, é o sétimo. O Manchester City, que levantou a taça do Campeonato Inglês, é o oitavo, à frente do Arsenal e do Borussia Dortmund.

Segundo a Uefa, pela primeira vez na história duas equipes da mesma cidade ocupam as primeiras colocações do ranking. O bom momento desses clubes permitiu que a Espanha mantivesse a ponta pelo sexto ano consecutivo entre as federações. A Inglaterra aparece em segundo, à frente de Itália, Alemanha e França. O ranking das federações é a maneira como a Uefa define o número de vagas que cada campeonato terá para as competições europeias. Com essa classificação, a temporada 2019/2020 da Liga dos Campeões seguirá da mesma maneira que a anterior. O Campeonato Espanhol, o Inglês, o Italiano e o Alemão oferecerão quatro vagas. O Francês e o Russo, duas. O Português, o Ucraniano, o Belga e o Turco, apenas uma. O vencedor da Liga Europa também assegura um lugar na Liga dos Campeões. Caso o campeão desse torneio também tenha garantido um lugar pela competição nacional, uma terceira vaga será aberta para a federação que está em quinto lugar do ranking - no caso, a da França. Foi o que aconteceu neste ano com o título do Atlético de Madrid. O Lyon, que terminou em terceiro no Francês, garantiu um lugar na Liga dos Campeões.

Outra curiosidade, o campeão da Liga dos Campeões também tem vaga garantida para a temporada seguinte. Como o Real Madrid já havia garantido um lugar na competição por causa do terceiro lugar no Campeonato Espanhol, abre uma nova vaga para o país que ocupa o 11º lugar do ranking. Nesta temporada, quem foi beneficiado foi a República Checa. No entanto, no próximo ano quem pode se dar bem é a Áustria.