Se tem Rebeca Andrade tem recorde. Na semana em que a cena de Simone Biles se ajoelhando e reverenciando a carioca quando ela conquista o ouro no solo nos Jogos Olímpicos Paris 2024 completa dois anos, outra marca se aloja na memória da torcida brasileira.
Nesta sexta-feira, Rebeca se superou ainda mais ao cravar a maior nota do mundo no salto nesta temporada, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Alcançando 14,800 pontos na disputa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, o feito garantiu à atleta a liderança isolada do ranking mundial no salto único.
No torneio nacional, Rebeca ficou fora da final do salto porque apresentou apenas uma tentativa, são necessários dois para disputar a decisão do aparelho. A nota obtida pela ginasta acabou somada ao desempenho dos demais atletas do Flamengo, como Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, na disputa do Campeonato Brasileiro por equipes.
A pontuação foi estabelecida a partir da soma de 9,7 da execução, 5,0 pelo grau de dificuldade do Yurchenko com dupla pirueta e 0,1 de bonificação concedida pela cravada na aterrissagem. A atleta do Flamengo retornou aos ginásios após um período de afastamento das competições. O retorno ocorreu em junho, durante o Pan-Americano, campeonato que foi campeã no salto.
"Quando a gente entende que algo é importante para a gente, a gente vai dar ainda mais valor. Estar aqui para a gente é muito importante então esse nervoso que dá, meu Deus. [Eu penso] controla, controla”, explicou Rebeca após realizar o salto.
- Inter visita Vitória em duelo decisivo no Brasileirão Feminino
- Brasileirão: acompanhe Grêmio x São Paulo em tempo real
- Brasileirão Feminino: Grêmio enfrenta Cruzeiro e mira o G8
Apesar do feito histórico, a comissão técnica optou por não inscrever Rebeca para a final do aparelho. A decisão foi planejada previamente para preservar a condição física da atleta e priorizar a preparação para o Campeonato Mundial de Roterdã, marcado para o período entre 17 e 25 de outubro. A meta da equipe brasileira na competição é buscar um lugar no pódio por equipes e assim assegurar uma vaga antecipada para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.