Esportes

Robinho pede para ser poupado contra Inter

Atacante do Santos saiu exausto do jogo contra Cruzeiro

Robinho pede para ser poupado contra Inter
Robinho pede para ser poupado contra Inter Foto : Ivan Storti / Flickr Santos / Divulgação / CP
Substituído aos 36 minutos do segundo tempo, Robinho deixou o gramado do Mineirão exausto. No vestiário, após o jogo contra o Cruzeiro, ainda ofegante, o atacante do Santos disse ao técnico Enderson Moreira e aos auxiliares dele que gostaria de ser poupado domingo, contra o Inter.

A comissão técnica já diagnosticou: Robinho está sem resistência física. O problema, no momento mais decisivo na temporada, preocupa, mas foi causado pelo próprio Peixe. Internamente no clube quase todos reconhecem que o risco foi assumido quando o camisa 7 estreou após treinar só dois dias com o time. Agora, é praticamente impossível recuperar o tempo perdido. Robinho segue no peso ideal, com velocidade e explosão. A questão é que não consegue manter o ritmo no decorrer das partidas. Algo previsível em agosto, quando ele foi contratado.

O ideal seria Robinho ter passado por pelo menos 15 dias de treinamentos antes de reestrear pelo Santos. A fala de um membro do Comitê de Gestão do Peixe resume bem o por quê isso não ocorreu na época. "Era véspera de clássico contra o Corinthians e nosso elenco não tinha fartura de peças. Imagina você falar para o torcedor que o maior ídolo iria demorar duas, três semanas para jogar? A diretoria seria apedrejada", disse o cartola, que pediu para não ser identificado.

No meio do ano, enquanto o Milan fez pré-temporada nos Estados Unidos, o atleta ficou na Itália, treinando separado dos demais. Apesar de ter dito publicamente que “se puder poupar, é bom”, Robinho pode entrar em campo no próximo domingo. A comissão técnica do Santos avalia que pode dar mais ritmo ao atleta e até condicioná-lo melhor se ele atuar. A decisão também será tomada com base em exames que apontarão se o atacante corre risco de lesão muscular.