Romildo Bolzan e Fernando Carvalho falam sobre gestão e profissionalização dos clubes

Romildo Bolzan e Fernando Carvalho falam sobre gestão e profissionalização dos clubes

Presidente do Grêmio e ex-mandatário do Inter também expressaram opinião sobre a Copa do Mundo

Correio do Povo

Dirigentes participaram de evento na Federasul

publicidade

O presidente tricampeão da América pelo Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, e o ex-presidente do Inter campeão do Mundo em 2006, Fernando Carvalho, foram os convidados da reunião-almoço Tá na Mesa, organizada pela Federasul, no início da tarde desta quarta-feira, na sede da entidade em Porto Alegre. O tema da edição foi “Futebol: paixão de milhões”, por isso, os vencedores dirigentes da dupla Gre-Nal comentaram sobre o momento econômico e administrativo dos dois clubes, sobre as novidades que a Copa do Mundo trazem ao futebol e diversos outros temas relacionados a Grêmio e Inter.

“Embora afastado, a gestão dos clubes tem evoluído. A profissionalização começou há tempos e está levando os clubes a se tornarem empresas. Sempre preconizei que temos que ter presidentes e vices de futebol profissionais, criados dentro do clube. A maior dificuldade é a legislação, já que os clubes tem isenções fiscais e mudar para essa forma traz acréscimo de despesas”, afirmou Fernando Carvalho.

O presidente Romildo Bolzan citou o exemplo do Grêmio, que tem diversos gestores de áreas formados no clube, para afirmar que não compartilha da opinião de Carvalho. “Defendo um sistema misto. Praticamente 100% das áreas estratégicas estão profissionalizadas, mas com a supervisão do Conselho Administrativo. Ele se reúne semanalmente com o CEO e demais áreas para a prestação de contas. Esse sistema preserva a cultura interna, apesar de toda a administração ser profissionalizada”, revelou o tricampeão da América.

Na coletiva, Bolzan e Carvalho ainda falaram sobre o jogo de poder dos clubes, federações e Confederação Brasileira de Futebol, sobre os momentos de Grêmio e Inter e questões financeiras das agremiações.

Copa do Mundo

Os dois dirigentes também falaram sobre a Copa do Mundo e demonstraram confiança em uma reversão da expectativa inicial do Mundial, onde os principais candidatos estrearam com dificuldades. Ambos acreditam que a estreia do Brasil na Rússia foi marcada pela tensão e que a Seleção de Tite irá reagir no decorrer da competição.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 29 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 29 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895