Ronaldinho e Assis chegam para audiência no Paraguai algemados

Ronaldinho e Assis chegam para audiência no Paraguai algemados

Irmãos foram acusados por posse de documentos adulterados

Correio do Povo

Ronaldinho e o irmão Assis compareceram à audiência algemados

publicidade

Ronaldinho Gaúcho e o irmão Roberto Assis Moreira chegaram para uma audiência em Assunção, no Paraguai, neste sábado, algemados. Os dois passaram a noite presos depois de serem detidos no hotel em que estavam. Ambos foram acusados por posse de documentos adulterados.

De acordo com o jornal ABC Color, a juíza Clara Ruiz Díaz deverá definir no Palácio da Justiça se Ronaldinho e o irmão permanecerão presos de maneira preventiva durante a investigação das autoridades paraguaias. Existe a possibilidade de que a eles sejam imputadas penas alternativas. 

Conforme o jornal Última Hora, também do Paraguai, a defesa de Ronaldinho e de Assis, representada pelos advogados Alcides Cáceres Ibarra, Tarek Ruma Marín, Adolfo Marín, Christian Knapps e Héctor Cáceres Rodríguez, entrou com recurso de apelação contra a resolução do juiz Mirko Valinotti, que se opôs a considerar o critério de oportunidade que dava liberdade ao ex-craque e ao empresário. 

Ao lado de presos especiais 

Nessa sexta, o juiz Milko Valinotti recusou a indicação dos investigadores do caso, de liberarem os dois brasileiros, determinando sua condução à Agrupación Especializada, presídio da Fiscalía General.

Ronaldinho dormiu em uma cama de solteiro dentro de uma sala administrativa, habilitada como cela no chamado "quadrilátero" do Grupamento, relatou o chefe do quartel, comissário Blas Vera. A poucos metros do dormitório improvisado estão presos um político paraguaio famoso, acusado de corrupção, e Ramón González Daher, ex-presidente da Associação Paraguaia de Futebol. Os chamados presos especiais - alguns deles acusados de narcotráfico - cumprem penas neste mesmo prédio.

O ex-jogador, vencedor do prêmio Bola de Ouro de 2005, recebeu diversas visitas e pediu comida em uma rede de fast food para jantar pouco antes da meia-noite local. Um dos visitantes lhe entregou uma bolsa com roupas de cama, e dois advogados que deixaram o prédio saíram com mochilas supostamente pertencentes a Ronaldinho e seu irmão, que continham pertences pessoais, mudas de roupas e produtos de higiene, informou o jornalista Iván Leguizamón, do jornal ABC.

A prisão 

Ronaldinho e seu irmão foram presos no hotel quando eles tinham acabado de chegar do Palácio da Justiça, onde depuseram por cerca de sete horas diante do juiz do caso, Mirko Valinotti. O magistrado havia dito aos repórteres que Ronaldinho estava livre, mas indicou que ele havia devolvido o arquivo ao Ministério Público (MP).

A Procuradora-Geral do Estado, Sandra Quiñonez, ordenou a substituição dos promotores do caso, que recomendavam a liberdade dos brasileiros. O novo representante do Ministério Público no processo, Osmar Legal, ordenou a captura de ambos e seu encaminhamento para a sede do Grupamento Especializado. 

A empresária por trás da ida de Ronaldinho ao Paraguai 

Segundo os jornais Última Hora e ABC Color, a empresária Dalia López estaria por trás da ida de Ronaldinho ao Paraguai. Conforme um dos presos no caso, ela seria a responsável por conseguir os documentos falsos que originaram a prisão do ex-craque e do irmão. Nessa sexta, a defesa de Dalia deixou o caso.

A Subsecretaria de Estado e de Tributação informou que a empresária é investigada há pelo menos seis meses por suspeita de evasão fiscal através de empresas vinculadas a ela. A quantia apurada seria de 10 milhões de dólares.  

Dalia López é ex-esposa de um primo do deputado Freddy D'Ecclesiis tem duas empresas em seu nome, mas, conforme o jornal Última Hora, haveria oito pessoas jurídicas supostamente ligadas ao esquema. 

O periódico ABC Color chama a atenção para o fato de que a Dalia López iniciou uma campanha forte para promover a fundação Fraternidade Angelical, cujo garoto propaganda foi Ronaldinho. A publicação relata, no entanto, que ONG não possui página oficial ou redes sociais. Além disso, a empresária é conhecida no Paraguai por fazer doações milionárias a clubes e a eventos sociais. Um dos últimos gestos foi a doação de um carro 0km para a vencedora do Miss Paraguai. 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta quarta-feira, 27 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta quinta-feira, 28 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895