A América do Sul passou a contar com uma nova rota de turismo dedicada ao mundo do esporte: a Rota Turística de Futebol do Mercosul, lançada pelo Brasil, país que preside atualmente o bloco econômicoAr. Farão parte da primeira fase da implementação da rota estádios e museus do Brasil, da Argentina, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a ideia é que a rota fortaleça a marca 'Visit South America' e, consequentemente, atraia mais visitantes estrangeiros para o Brasil, gerando desenvolvimento e fortalecendo laços culturais.
“Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”, destacou Sabino.
Dos 24 estádios na rota, 11 são só do Brasil
O projeto pretende integrar os principais estádios do bloco que tenham valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas.
Os estados brasileiros que farão parte da iniciativa são: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e o Pará. Já os locais escolhidos para integrar a rota serão: Allianz Parque, a Arena BRB Mané Garrincha, a Arena Castelão, a Arena do Grêmio, o Beira-Rio, o Estádio Mangueirão, o Maracanã, o Museu do Botafogo, o Museu do Flamengo, o Museu do Futebol, o Museu Pelé, a Neo Química Arena e a Vila Belmiro.
Da Argentina, fazem parte: o Gigante de Arroyito, La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, e Uno de La Plata. O Uruguai, Paraguai e o Chile tiveram apenas um local eleito foi para integrar a rota turística, respectivamente foram o Estádio Centenario de Montevidéu, o Museu Conmebol e o Parque Estádio Nacional. Já a Bolívia entrou com três estádios, sendo o Estádio Félix Caprile, o Estádio Hernando Siles e o Estádio Ramón Tahuichi Aguilera.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo explicou a importância de inserir o Brasil em uma rota que fala de uma das maiores potências da nossa cultura. “O futebol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nossa brasilidade, do nosso jeito único de ser e isso tem tudo a ver com o turismo. Só neste ano, as cidades brasileiras que fazem parte da Rota receberam mais de 3 milhões de turistas de Argentina, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia”, ressaltou.
Quatro dos estádios brasileiros incluídos na Rota serão palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa em 2027: Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Maracanã e Neo Química Arena. O evento ocorrerá pela primeira vez na América Latina e terá jogos em oito capitais brasileiras. Os jogos serão realizados entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.