São Paulo deixa vitória escapar contra Ponte Preta e segue na zona do rebaixamento

São Paulo deixa vitória escapar contra Ponte Preta e segue na zona do rebaixamento

Tricolor chegou a abrir 2 a 0, mas teve jogador expulso e cedeu o 2 a 2

AE

Tricolor chegou a abrir 2 a 0, mas teve jogador expulso e cedeu o 2 a 2

publicidade

Depois de estar vencendo por 2 a 0, com a chance de sair provisoriamente da zona de rebaixamento, o São Paulo teve o volante Jucilei expulso e cedeu o empate por 2 a 2 para a Ponte Preta, neste sábado, no estádio do Morumbi, na capital paulista, pela 23ª rodada. Com o resultado, o time permanece na degola e pode ver os rivais se distanciarem neste domingo. No final, as vaias tomaram conta do Morumbi, que novamente teve bom público, com mais de 42 mil pessoas. O próximo duelo será outro confronto direto de desesperados: o Vitória, em Salvador.

O jogo foi um retrato do drama vivido pelo time tricolor no torneio. Após a expulsão de Jucilei aos 18 minutos do segundo tempo, o São Paulo se descontrolou emocional e taticamente, não conseguiu segurar a vantagem e foi dominado pela Ponte Preta. Antes de ficar com um jogador a menos, o cenário era completamente diferente.

O técnico Dorival Junior fez a lição de casa nas duas semanas de pausa desde a derrota para o Palmeiras. A mudança de atitude anunciada foi traduzida por um time mais atento e mais dedicado à marcação. Funcionaram duas mudanças que o treinador testou: a improvisação de Éder Militão como lateral direito, deixando no banco de reservas os especialistas Buffarini e Bruno, e a entrada de Lucas Fernandes no lugar do peruano Cueva no meio de campo. Funcionaram não apenas neste sábado, mas indicam tendências para os próximos jogos. A lateral parece uma questão resolvida.

A Ponte Preta conseguiu reeditar as boas atuações defensivas do Campeonato Paulista e dificultou muito a armação das jogadas do São Paulo. A bola ia e vinha, aumentando o porcentual de posse de bola do time da casa, mas só passava por zagueiros e volantes. A equipe de Campinas (SP) marcava bem, encaixotada no seu campo, mas abdicava do ataque. Com isso, nenhuma finalização dos dois lados até os 17 minutos de jogo.

O São Paulo forçava o jogo pelo lado direito, onde atuavam Eder Militão, Lucas Fernandes e Jucilei, mas não conseguiu fazer com que o goleiro Aranha sujasse o uniforme. Com Hernanes, as faltas marcadas na entrada da área estão voltando a ser um bom presságio para a torcida. Depois de marcar contra o Cruzeiro, outro jogo complicado, o meia criou a única grande chance do primeiro tempo e marcou aos 34 minutos. Em sete jogos, o meia fez sete gols. Parecia ter resolvido uma partida enroscada.

A Ponte Preta tentou jogar mais no segundo tempo com a entrada de Léo Gamalho no lugar de Elton. Um atacante no lugar de um volante. O time melhorou, mas sofreu um baque. Após uma falha de Aranha na saída do gol, o zagueiro estreante Bruno Alves fez o segundo gol do São Paulo. O jogador que substituiu o equatoriano Arboleda, suspenso, comprovou a sua fama de artilheiro - já havia feito quatro gols pelo Figueirense em 2017.

O lance que modificou completamente o jogo, transformando a vitória que parecia certa do São Paulo em uma situação dramática na luta contra o rebaixamento, aconteceu aos 17 minutos. Após uma disputa na área, Jucilei tocou a mão na bola. O árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique assinalou pênalti e expulsou o volante. Na cobrança, Danilo diminuiu o placar: 2 a 1.

O controle emocional do São Paulo se esfarelou. Com um jogador a menos, o time mostrou todas as deficiências da segunda pior defesa do torneio. A partida se transformou em ataque contra defesa. Aos 29 minutos, Léo Gamalho empatou pelo alto. Acuado e sem saída, o time do Morumbi escapou de levar o terceiro gol e, depois de duas semanas de treinamento durante a pausa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, não conseguiu achar um caminho para sair da zona de rebaixamento.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895