Esportes

São Paulo e Palmeiras jogam por afirmação dos técnicos

Clássico paulista ocorre às 20h30 desta quarta-feira

Ricardo Gomes joga pela afirmação no São Paulo
Ricardo Gomes joga pela afirmação no São Paulo Foto : Wagner Carmo/Vipcomm
Vitória em clássico por si só já costuma ser um catalisador de bons momentos, de paz. Mas um clássico em que os dois times chegam prometendo uma fase melhor, mas ainda precisando de afirmação, o triunfo ou a derrota vira questão de senso de preservação. Personificados nas situações de Ricardo Gomes e Jorge Parraga, São Paulo e Palmeiras precisam vencer para ganhar mais tempo para trabalhar em paz. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30min.

A atuação do São Paulo nas duas partidas contra o Cruzeiro, pela Libertadores, serviu para amenizar as críticas ao trabalho do técnico e aos pedidos por sua demissão, baseados num desempenho claudicante do time tanto no torneio continental como também no Paulista.

Porém, o desempenho nos clássicos nesta temporada ainda incomoda. Foram cinco clássicos e cinco derrotas. Dos quatro grandes, só o São Paulo não venceu seus maiores rivais na temporada. Ricardo Gomes minimiza o fato.

Já o Palmeiras não sofre desse mal. Muito pelo contrário. Talvez o ponto alto do time em 2010, tão conturbado até aqui, seja justamente as atuações em clássicos. Foram três confrontos, com duas vitórias palmeirenses. O problema é que isso não foi o suficiente para fazer com que o ambiente conturbado acabasse.

Se as duas equipes vivem momentos distintos, em relação as equipes as semelhanças são enormes. Os vários desfalques de ambos os lados fizeram com que os treinadores resolvessem apostar no 3-5-2 e com seus atletas tendo funções semelhantes. No São Paulo, Miranda e Rodrigo Souto estão machucados. No Palmeiras, os desfalques são Pierre e Marcos Assunção, suspensos, e Leó, machucado.