Esportes

Santos desperdiça chances, mas vence por 1 a 0 o Vasco

Com o resultado, equipe carioca volta para lanterna do campeonato

Com o resultado, equipe carioca volta para lanterna do campeonato
Com o resultado, equipe carioca volta para lanterna do campeonato Foto : Paulo Fernandes/ Divulgação Vasco/ CP
Os jogadores do Santos saíram do gramado da Vila Belmiro, nesta quarta-feira, celebrando a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas lamentando a quantidade de chances desperdiçadas. Foram pelo menos cinco chances reais, principalmente no primeiro tempo. Com o gol de falta de Victor Ferraz, a equipe acumula quatro vitórias nos últimos seis jogos (empatou uma e perdeu a outra) e se afasta bastante da zona de rebaixamento.

O Vasco, por sua vez, volta para a lanterna com a pior campanha da competição. O artilheiro Ricardo Oliveira não teve uma noite inspirada. Perdeu um pênalti, depois de ter desperdiçado duas chances claras na etapa inicial.

Antes mesmo que os times se estudassem taticamente, o Santos já estava criando - e perdendo - chances. Com 40 segundos, já haviam sido duas oportunidades, uma delas com Ricardo Oliveira. Essa toada do primeiro minuto foi o resumo de todo o primeiro tempo. Foram pelo menos quatro chances claras desperdiçadas, a maioria delas pelo atacante Ricardo Oliveira, artilheiro do Brasileirão. Embora o goleiro do Vasco, Martín Silva, tenha tido seus méritos, fechando o ângulo e fazendo boas defesas, o goleador santista não mostrou a tranquilidade dos outros jogos.

Com velocidade e ótima movimentação, o Santos criava uma chance atrás da outra. O principal mérito foi variar as jogadas ofensivas. Pela esquerda, Lucas Lima e Gabriel encostavam em Victor Ferraz. Pela direita, a dobradinha era feita por Geuvânio e Zeca.

O Vasco foi à Vila Belmiro para arrancar pelo menos um empate. Para tentar proteger a pior defesa do torneio, o técnico Celso Roth deixou apenas um atacante (Riascos) isolado na frente e escalou cinco jogadores no meio. Roth queria dar mais consistência e tirar a velocidade do jogo santista. Nem uma coisa nem outra. A equipe carioca só se defendeu e só teve uma boa chance em uma arrancada solitária de Riascos. Só no primeiro tempo foram 14 finalizações contra duas do Vasco.

Essa diferença de volume de jogo virou vantagem do Santos no placar logo aos 3 minutos da etapa final. E, ironicamente, foi um gol de falta. Victor Ferraz foi perfeito na cobrança, mas contou com colaboração do goleiro rival, que demorou um instante para pular. O Santos não fazia um gol de falta desde janeiro de 2014, quando Cícero, hoje no Fluminense, marcou contra o Ituano.

A avalanche de chances da etapa inicial simplesmente desapareceu. As alterações feitas pelo técnico Dorival Júnior para manter a força da marcação e a velocidade acabaram prejudicando o entrosamento. Nem a estreia de Leandro, ex-palmeirense que chegou por empréstimo até o final do ano e substituiu o esforçado Geuvânio, deu gás novo ao time.

Aos 36 minutos, Ricardo Oliveira assinou o recibo de que a noite não era mesmo sua. Ele desperdiçou o pênalti de Guiñazu em Lucas Lima. Hesitou na cobrança, Martín Silva foi esperto e defendeu. o lance, o volante Guiñazu foi expulso, mas nem assim o Santos recuperou o ritmo forte inicial. Mereceu a vitória apenas por aquilo que fez na etapa inicial.