A vitória santista parecia improvável depois de um primeiro tempo decepcionante. O time tinha dificuldade para trocar passes e, de quebra, dava espaços para o contra-ataque do Cruzeiro. Os mineiros levaram perigo pela primeira vez aos 16, quando Farías mandou para as redes. O árbitro assinalou o impedimento. A melhor chance dos visitantes surgiu aos 34 minutos. Thiago Ribeiro desceu em velocidade pela direita e bateu cruzado, acertando a trave esquerda. A bola voltou no corpo do goleiro Rafael e quase entrou no gol.
Santos acorda na etapa final
Os sustos do primeiro tempo fizeram com que a equipe santista acordasse no segundo. E o primeiro gol não demorou a acontecer. Aos nove minutos, Neymar chutou forte. O goleiro Fábio não conseguiu defender e Marcel aproveitou o rebote para marcar o gol.
Como precisava somar pontos, o técnico Cuca abriu o Cruzeiro com as entradas de Roger, Elicarlos e Robert, dando oportunidade para o Santos contra-atacar. Assim, a equipe alvinegra chegou ao segundo gol aos 24 minutos, quando Edu Dracena desviou a bola de cabeça, após cobrança de falta pela esquerda. O Santos jogava com um jogador a menos, já que Zé Eduardo havia sido expulso aos 18.
Sem nada a perder, o Cruzeiro buscou o ataque e conseguiu diminuir com Thiago Ribeiro, que encheu o pé dentro da área ao aproveitar rebote, aos 34 minutos. Mas o gol não ameaçou a vitória santista.
Aos 43, Alex Sandro tratou de acabar com qualquer chance de reação do Cruzeiro. Após belo toque de Neymar, o lateral deu o drible da ''vaca'' em Edcarlos e, aos ver Fábio adiantado, deu um belo toque para encobrir o goleiro. Três minutos depois, Neymar avançou pela direita, venceu o marcador e anotou o quarto gol do Santos.