Brasil domina o primeiro tempo, mas não converte
Escalado com três atacantes, Robinho, Neymar e Pato, e aproveitando da liberdade de André Santos na esquerda e Ramires no meio-campo, o Brasil dominou todo o primeiro tempo e teve pelo menos três chances claríssimas de gol. Na primeira, logo aos cinco minutos, Neymar aproveitou o toque de Pato, dentro da área, para finalizar fraco. A bola parou nas mãos do goleiro Villar, que começou a demonstrar que estava em tarde inspirada.
Aos 26, o atacante santista desperdiçou mais uma chance clara de gol. Recebeu a bola de Robinho na entrada da área, mirou o canto esquerdo e soltou a bomba que passou raspando a trave. Aos 32 minutos, foi a vez do capitão Lúcio sair da defesa para quase marcar o dele. O zagueiro aproveitou cobrança de falta de André Santos e chutou para nova defesa do goleiro Villar.
Enquanto o Brasil tinha a iniciativa das jogadas, o Paraguai se valia de uma marcação dura para não deixar o time de Mano Menezes chegar ao gol. Ao longo dos primeiros 45 minutos, os paraguaios cometeram 13 faltas contra apenas três dos brasileiros. O meia Vera, que insistiu nas faltas em Neymar, podia ter sido expulso em um lance ríspido aos 25, mas contou com a ajuda do árbitro argentino Sérgio Pezzota, que só mostrou o amarelo.
Pressão brasileira no segundo tempo
Depois de mostrar ampla superioridade no primeiro tempo, a Seleção Brasileira voltou do intervalo com disposição para abrir o marcador logo e liquidar a fatura da partida. Logo aos três minutos, Pato deu ótimo passe para Neymar, que perde o gol. Em seguida, Maicon tentou o chute e a defesa evitou o gol novamente. Aos 17, foi a vez de Robinho quase anotar o dele ao chutar colocado. A bola fez curva e passa perto do gol paraguaio.
Sentindo a pressão, o técnico Gerardo Martino começou a promover mudanças no time do Paraguai. Vera saiu para a entrada de Barreto. Torres, machucado, deu lugar a Marecos e Lucas Barrios a Pérez. Com novos jogadores o campo, o Paraguai teve mais ânimo e passou a gostar do jogo, chegando com mais facilidade à área de Julio César.
O Brasil, no entanto, não se intimidou e empilhou gols perdidos. Aos 21, Ganso chutou certinho no canto esquerdo do goleiro Villar, que saltou para fazer uma belíssima defesa. Seis minutos mais tarde, Pato aproveitou cobrança de escanteio de Neymar para finalizar por cima do gol paraguaio. Aos 38, Fred – que entrou no lugar de Neymar – aproveitou cobrança de escanteio para cabecear certinho em direção ao gol do Paraguai. Com Villar caído, coube ao zagueiro Da Silva cabecear para afastar o perigo.
Como chances perdidas não alteram o placar, o jogo terminou empatado sem gols e foi para o tempo extra.
Prorrogação equilibrada
Assim como aconteceu durante os 90 minutos, o Brasil dominou a prorrogação. Cansados, os jogadores paraguaios catimbaram a partida, mais preocupados em evitar o gol brasileiro do que em marcar o seu. Aos cinco minutos do primeiro tempo, Robinho pedalou, passou por dois e cruzou para defesa do goleiro Villar.
Aos oito, Pato André Santos lançou para Fred na área. O zagueiro Da Silva se antecipou ao atacante brasileiro e afastou a bola com o peito. Os jogadores brasileiros entenderam que foi com a mão e pediram pênalti.
No finalzinho da primeira etapa da prorrogação, Lucas Leiva e Alcaraz protagonizaram uma confusão após disputa de bola que começou com o capitão Lúcio e acabaram expulsos de campo, deixando os dois times com 10 homens em cada lado.
Fiasco nos pênaltis
Nos pênaltis, o Brasil fez fiasco e não conseguiu converter nenhuma das penalidades. Primeiro a cobrar, o meia santista Elano chutou a bola por cima do gol de Villar, que nem precisou saltar para fazer a defesa. Na sequência, Julio Cesar defendeu o chute de Barreto no canto esquerdo. O Brasil ainda desperdiçou as cobranças com Thiago Silva e André Santos e viu Estigarribia e Riveros converterem. Na cobrança derradeira, o atacante Fred mandou à direita do gol. Sem nenhum perigo ao goleiro Paraguai.
Um fim melancólico para o Brasil na Copa América.
Ficha técnica:
Brasil 0 (0)
Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Paulo Henrique Ganso (Lucas) e Robinho; Neymar (Fred) e Alexandre Pato (Elano). Técnico: Mano Menezes.
Paraguai 0 (2)
Villar; Darío Verón, Alcaraz, Paulo da Silva; Aureliano Torres (Marecos); Enrique Vera (Barreto), Riveros, Estigarribia e Cáceres; Lucas Barrios (Pérez) e Haedo Valdez. Técnico: Gerardo Martino.
Cartões amarelos: Vera, Berreto, Estigarribia, Marecos (PAR) André Santos e Maicon (BRA)
Cartões vermelhos: Alcaraz (PAR) e Lucas Leiva (BRA)
Gols: Estigarribia e Riveros (PAR) nas cobranças de pênalti
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina).
Local: Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata (Argentina).