Seleção Brasileira

Davide Ancelotti crê que Neymar ainda “tem tempo para fazer seu melhor” e ir à Copa do Mundo

Auxiliar da Seleção Brasileira destacou perfil artilheiro do jogador com a camisa canarinho

Jogador terá 11 partidas até data da convocação final
Jogador terá 11 partidas até data da convocação final Foto : LUCCAS SOUZA/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/CP

Auxiliar técnico da Seleção Brasileira, Davide Ancelotti acredita que ainda dá tempo de Neymar garantir uma vaga entre os 26 jogadores que vão para a Copa do Mundo dos Estados unidos, Canadá e México. “É uma decisão do treinador. Ele (Carlo Ancelotti) tem tempo para tomá-la. A lista final sai no dia 18 de maio. É claro, ele (Neymar) é o maior artilheiro da Seleção e tem chance. Tem tempo para fazer seu melhor e tentar se colocar na lista”, declarou Davide em entrevista à BBC divulgada na última quinta-feira.

A convocação final para a Copa do Mundo está programada para o dia 18 de maio. Até lá, o atacante do Santos tem 11 partidas para mostrar a Ancelotti que pode contribuir com o Brasil na busca pelo hexa. A última vez que Neymar foi chamado foi em 2023, quando ele ainda estava no Al Hilal. Sob o comando de Fernando Diniz, ele esteve presente no plantel que disputou jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Entretanto, no mês seguinte, ele teve uma grave lesão no joelho, que o deixou fora de ação por um longo período. Desde então, o craque não foi mais convocado.

Em 128 jogos com a amarelinha, Neymar tem 79 gols marcados e é o maior artilheiro da Seleção, à frente de grande ídolos do futebol brasileiro como Pelé, Ronaldo, Romário e Zico. Davide Ancelotti também afirmou que o jovem Estêvão, atacante do Chelsea, pode ser a grande surpresa do Brasil na próxima Copa do Mundo. Para ele, o jogador de 18 anos tem tudo para se destacar. “Em termos de jogadores de ataque, temos muito talento e perfis diferentes. Se eu tiver que dizer um nome, Estêvão é um dos talentos em ascensão no Brasil. Na última Data Fifa, não esteve, porque estava voltando de lesão”.

A estreia acontece no dia 13 de junho, contra a seleção marroquina, no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey. Com uma temporada longa na Europa, devido à disputa do Mundial de Clubes no ano passado, Davide acredita que o acúmulo de jogos será um obstáculo na preparação e desempenho da seleção. Ainda assim, ele cita que o Brasil está pronto para a Copa e demonstra confiança no elenco. "Será difícil porque será depois de uma temporada muito longa. Há jogadores que chegarão à Copa do Mundo com mais de 60 jogos disputados, e isso não é bom. Não será bom para o espetáculo nem para quem estiver assistindo. Então, cuidaremos dos jogadores fisicamente. Será importante porque o clima estará muito quente. Será uma competição decidida nos mínimos detalhes. Mas posso dizer que temos uma equipe muito competitiva, capaz de jogar um futebol eficiente em uma competição como essa. Portanto, estamos otimistas”, projetou.