Luiz Adriano conta com ajuda de romeno para crescer no Shakhtar

Luiz Adriano conta com ajuda de romeno para crescer no Shakhtar

Jogador revelado pelo Inter aprendeu a jogar como centroavante na Ucrânia

Lancepress

Luiz Adriano conta com ajuda de romeno para crescer no Shakhtar

publicidade

Atacante vindo de uma promissora geração do Inter que despontou para o mundo em 2006, Luiz Adriano precisou seguir à risca os conselhos do técnico romeno Mirce Lucescu. O comandante do Shakhtar Donetsk desde 2004 aprendeu a lapidar os jovens talentos brasileiros, que chegam ao clube como apostas. E a certeza de que o jogador faria sucesso como um centroavante agora é confirmada não apenas pelo desempenho avassalador na Champions League, mas também ganhou o crivo do treinador da Seleção Brasileira, Dunga.

Luiz Adriano toma muito cuidado para definir Lucescu. Ciente de que Dunga pôs fim ao tradicional camisa 9 que atua preso dentro da área, o possível novo titular do ataque da Seleção destaca que a mobilidade é tão eficiente quanto a precisão para marcar. "Meu técnico queria que jogasse assim. Aos poucos, ele foi me ensinando a jogar de costas e me colocou em alguns jogos, até que sentiu que eu estava pronto. Depois, me deu uma sequência maior", contou.

A despeito da nova função, Luiz Adriano lembra que o fato de ter iniciado no futebol como segundo atacante contribuiu também para que ele não perdesse a velocidade após a mudança. "No Inter era um atacante de movimentação pelos lados. Mudei muito, sou outro jogador, mas cresci muito nesta posição. Isso foi importante para mim. Estou há sete anos e meio no Shakhtar e o trabalho está indo muito bem", avaliou.

Prestes a pulverizar o recorde de Cristiano Ronaldo e tornar-se o jogador com maior número de gols na primeira fase da Champions League - ele tem nove e terá ainda mais dois jogos para superar o melhor do mundo - Luiz Adriano acredita que chega à Seleção no momento ideal. "Chego em um momento certo e importante da minha carreira. Estou jogando bem e fazendo gols. E será bem importante o amadurecimento na Seleção. Tem tudo para dar certo com trabalho e dedicação que teremos nestes dois amistosos",  apostou.

Atacante projeta seguir companheiros


Os gols de Luiz Adriano não despertaram a atenção apenas do técnico Dunga, mas também de grandes europeus, entre eles a Juventus, da Itália. Nas últimas semanas, ofertas divulgadas pela imprensa europeia cravam propostas de até R$ 94 milhões.

O assédio não surpreende o atacante. Apesar da gratidão que tem ao Shakhtar Donetsk, o jogador acredita que em breve deverá seguir os caminhos de Willian e Fernandinho, que saíram da Ucrânia e foram para o futebol inglês. "Todo mundo sonhar em jogar uma liga importante como aconteceu com Willian e Fernandinho. O sonho continua de um dia poder jogar em um clube assim. Com essa oportunidade de ir para a Seleção, quem sabe possa surgir algo. Muito importante é manter o sonho pelos nossos objetivos", destacou.

Na época em que foi negociado pelo Inter, o Shakhtar Donetsk desembolsou pouco mais de R$ 10 milhões para ter o jogador em definitivo.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895