Aplaudir ou vaiar, eis a questão. Jogar diante do impaciente público paulista sempre foi um problema para a Seleção Brasileira. Neste domingo, às 17h, diante do México, no Allianz Parque, em São Paulo, o desafio será ainda maior. O amistoso preparatório para a Copa América marcará a primeira partida do Brasil dentro de casa depois do vexame na Copa do Mundo de 2014. Pressão à vista.
O técnico não é mais o mesmo, é verdade. Dunga assumiu o posto deixado por Felipão. Da equipe que se despediu de forma melancólica do Mundial perdendo por 3 a 0 para o Holanda na disputa de terceiro lugar, apenas David Luiz, Fernandinho e Willian serão titulares contra os mexicanos. E daí? A Seleção sempre será a Seleção. E os torcedores paulistas sempre estarão com as críticas na ponta da língua.
A Seleção Brasileira realizou (e venceu) oito jogos depois da Copa. Mas todos os foram realizados fora do Brasil. Chegou a temida hora de atuar novamente em casa. Mais do que a sequência positiva, a favor dos comandados de Dunga também estará o favorável retrospecto nos duelos que marcaram o reencontro do time com a torcida após frustrações em Mundiais.
Em 1950, depois de perder a final da Copa para o Uruguai no Maracanã, a Seleção só voltou a encontrar os torcedores brasileiros em 1954. Mesmo depois de quatro anos, a pressão foi enorme. Nem mesmo a vitória por 1 a 0 em cima do Chile, pelas Eliminatórias, também no Maracanã, fez o público ignorar o fracasso no Mundial. Prova da revolta é a edição do dia 16 de março do Jornal do Brasil. “A contagem por 1 a 0 não minimizou a decepção da torcida, a ponto de ela vaiar o scratch (time) na retirada do gramado do Maracanã”.
Ficha técnica - Amistoso
Brasil
Jefferson, Danilo, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Fred, Willian e Philippe Coutinho; Diego Tardelli. Técnico: Dunga.
México
Corona, Corral, Ayala, Rafa Márquez e Cata Domíguez; Aldrete, Osuna, Guemez e Tecatito Corona; Herrera e Jiménez. Técnico: Miguel Herrera.
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Hora: 17h (de Brasília)
Seleção Brasileira reencontra torcida para tentar minimizar vexame de 2014
Equipe de Dunga encara o México na primeira partida no País após a Copa