Willian e Coutinho lamentam ausência de Neymar

Willian e Coutinho lamentam ausência de Neymar

Jogadores exaltaram o jogo coletivo da equipe às vésperas da Copa do Mundo

AE

Jogadores exaltaram o jogo coletivo da equipe

publicidade

Cotados para exercer as funções de Neymar na seleção brasileira, Willian e Philippe Coutinho lamentaram nesta quarta-feira o desfalque do atacante nos amistosos com a Rússia e a Alemanha, mas trataram de exaltar o jogo coletivo da equipe, às vésperas da Copa do Mundo. "O Neymar é um grande jogador, muito importante para a seleção. Sentimos a falta dele, mas temos que suprir de alguma forma", disse Coutinho.

"A seleção cresceu muito coletivamente, isso é o ponto principal e temos que seguir dessa maneira. Sobre tática, acho que será parecido, algum jogador terá que ocupar a posição dele e quem entrar terá todas as qualidades para responder à altura." Willian também lamentou a baixa, mas minimizou a dependência de Neymar na seleção. "O Neymar é um jogador importante, sabemos da importância dele na seleção, mas acho que o importante hoje é o coletivo muito forte. Isso aparecendo, as individualidades vão aparecer normalmente", declarou.

Em grande fase no Chelsea, Willian rejeitou a possibilidade de viver na seleção o mesmo protagonismo que vem tendo no clube inglês. "O objetivo na seleção não é ser protagonista, e sim levantar a taça de campeão do mundo. O protagonismo tem de ser de toda a equipe, esse é nosso objetivo. O que quero é ser campeão do mundo", destacou. Tanto Coutinho quanto Willian já substituíram Neymar em suas funções na seleção. Desta vez, eles devem atuar juntos, com Willian mais à frente, na posição que geralmente é ocupada pelo atacante do Paris Saint-Germain. Ele formará trio de ataque com Douglas Costa e Gabriel Jesus.

Coutinho atuará mais atrás, com Paulinho e Casemiro. O jogador do Barcelona não antecipou qual será sua exata posição no esquema do técnico Tite para os amistosos de sexta e terça-feira. Porém, se colocou à disposição para atuar em diferentes posições, seja mais aberto ou mais centralizado. "Na minha cabeça é indiferente, tenho que estar sempre preparado. É isso que mentalizo para quando tiver oportunidade responder à altura, em grande nível. Sempre respeitando a posição, o que deve fazer o jogador em cada posição, e em relação a isso deixo para o treinador, onde ele prefere e precisa", afirmou o meia do Barcelona.

Elogios entre concorrentes

Concorrentes, porém amigos. Assim é a relação entre Willian e Philippe Coutinho, que brigam por uma vaga no setor ofensivo da seleção. Nesta quarta-feira, os dois jogadores trocaram elogios. "Falar do Willian é fácil, é um cara grande dentro e fora do campo, com qualidades imensas. Sou fã dele, sou feliz por compartilhar momentos dentro da seleção", disse Coutinho, antes de enumerar as qualidades do companheiro de time: "explosão, habilidade, qualidade de finalização, é um jogador completo".

Willian não deixou por menos e também reconheceu os méritos de Coutinho. "Vocês (da imprensa) sabem da qualidade dele, não é à toa que está num dos maiores clubes do mundo. Sou fã do futebol dele, gosto de vê-lo jogar. Além de habilidoso e técnico, me chama atenção quando ele abre pro meio, pode sair pro abraço que é caixa", brincou o jogador do Chelsea. O meia comentou também sobre a amizade entre os dois fora de campo, mesmo nos tempos em que Coutinho atuava no Liverpool, um dos maiores rivais do Chelsea.

"Éramos rivais na época, cada um defendia seu lado, mas na seleção e até mesmo fora de campo temos uma amizade boa, bem legal, entre as famílias também. Isso é bacana, ainda melhor para nós na seleção termos união fora de campo para que dentro as coisas possam fluir melhor."

O período na reserva de Coutinho não incomodou Willian. "A lealdade, honestidade, isso é importante. Em todo esse período eu e Coutinho sempre tivemos isso, nunca um fez cara feia para o outro", afirmou o meia do Chelsea. "Sempre nos demos muito bem, eu torci por ele quando ele era titular, e vice-versa. Importante é ser leal, o Tite sempre preza essa palavra."

O amistoso entre a seleção brasileira e a Rússia está marcado para as 13 horas (de Brasília) desta sexta-feira. Depois de encarar os futuros anfitriões da Copa, a seleção enfrentará a Alemanha quatro dias mais tarde, em Berlim.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta quinta-feira, 18 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895