A cerimônia foi assistida pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, e pelo chefe do gabinete argentino, Aníbal Fernández, representando a presidente Cristina Kirchner.
Ao menos 200 dançarinos, com trajes confecionados com luzes, realizaram uma coreografia sobre 280 metros quadrados de um palco móvel montado sobre o centro do gramado e desenhado especialmente para evitar qualquer dano ao campo de jogo.
O espetáculo utilizou 70 equipamentos de transmissão, 300 metros de luzes led, uma centena de controles remotos e doze projetores de imagens em três dimensões, com a participação de mais de 400 pessoas, entre artistas e técnicos.
O cantor argentino Diego Torres e a brasileira Ivete Sangalo encerraram o espetáculo, com um dueto que interpretou o tema oficial do torneio, "Creo en América", enquanto a esfera representava uma bola de futebol gigante.
O estádio Ciudad de La Plata, cuja remodelação exigiu quase uma década e cerca de 100 milhões de dólares, é agora o mais moderno da Argentina, com os 53 mil expectadores acomodados sob cobertura e em arquibancadas que permitem excelente visão do campo, em qualquer posição do estádio. Após a festa de abertura, o campo foi imediatamente preparado para a partida entre Argentina e Bolívia, pelo Grupo A, precedida pela execução dos respectivos hinos nacionais.