Simon recebeu com entusiasmo a notícia de que apitará o maior clássico do Rio Grande Sul. “É o 20º Gre-Nal e eu recebi com muita alegria essa tarefa de arbitrar mais um jogo importante do futebol brasileiro.”, afirmou.
A expectativa do profissional é de que Grêmio e Inter protagonizem uma grande partida. “As duas equipes têm um potencial enorme e possuem jogadores talentosos. Estou bem fisicamente e tenho apitado confrontos decisivos no Campeonato Brasileiro sem problema nenhum.”
Simon revela que a orientação que dará para Victor e Bolívar, capitães de Grêmio e Inter, é para que seus times joguem bola. “Eles já conhecem minha filosofia e sabem como eu trabalho dentro de campo. Apito futebol há 27 anos e o respeito será recíproco”, acrescentou.
Grêmio venceu mais Gre-Nais apitados por Simon no Brasileirão
Embora a escolha de Simon para apitar o clássico não agrade dirigentes e boa parte dos torcedores do Grêmio, o Tricolor tem ampla vantagem sobre o rival em jogos apitados pelo gaúcho no Brasileirão. Desde 1993, quando passou a exercer a profissão, até hoje, Simon apitou seis clássicos Gre-Nal válidos pelo campeonato nacional. Destes, cinco foram vencidos pelos Grêmio e apenas um pelo Inter.
Para quem gosta de coincidências, o único clássico apitado por Simon que o Colorado venceu foi justamente no ano em que o Inter conquistou a Libertadores da América e o Mundial pela primeira vez – 2006. Assim como em 2010, a segunda partida pelo Campeonato Brasileiro foi jogada no estádio Olímpico. Iarley, hoje no Corinthians, marcou o único gol do jogo.
Confira o histórica de Simon em Grenais pelo Campeonato Brasileiro:
Grêmio 0x1 Inter - 4/11/2006 (Campeonato Brasileiro de 2006)
Inter 0x1 Grêmio - 26/10/2002 (Campeonato Brasileiro de 2002)
Grêmio 1x0 Inter - 06/10/2001 (Campeonato Brasileiro de 2001)
Grêmio 1x0 Inter - 12/09/1999 (Campeonato Brasileiro de 1999)
Internacional 1x2 Grêmio - 22/09/1996 (Campeonato Brasileiro de 1996)
Internacional 0x1 Grêmio - 31/10/1995 (Campeonatro Brasileiro de 1995)