Time da Alemanha paga ingressos para ter torcedores no estádio; entenda o projeto

Time da Alemanha paga ingressos para ter torcedores no estádio; entenda o projeto

Empresas parceiras irão cobrir eventuais prejuízos com a organização de três jogos da equipe em casa

AE

publicidade

O Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão da Alemanha, idealizou um projeto inovador e vai oferecer ingressos gratuitos para os torcedores. A iniciativa, que leva o nome de "Fortuna For All" será válida por enquanto para os três jogos da equipe em casa. O clube anunciou que já tem empresas parceiras que irão cobrir eventuais prejuízos com a organização dos jogos: Hewlett Packard Enterprise, Targobank e Provinzial.

O projeto também deve envolver os torcedores adversários. "Queremos deixar claro o que o Fortuna Düsseldorf representa. Estamos fazendo as coisas de maneira diferente e abrindo novos caminhos", disse o CEO do clube, Alexander Jobst, ao site da Bundesliga, a entidade que organiza o Campeonato Alemão.

O Fortuna Düsseldorf já foi campeão nacional da elite alemã, e seu estádio, o Merkur Spiel-Arena, tem capacidade para 54.600 torcedores e será palco da Eurocopa de 2024. "Estamos felizes com as empresas que já estão a bordo e continuamos abertos a outras que queiram se juntar a nós neste caminho extraordinário. Para poder oferecer bilhetes em todos os jogos em casa, precisamos de mais parceiros de longo prazo", acrescentou o executivo do time alemão.

O que dizem especialistas e executivos?

Fernando Patara, cofundador do Arena Hub, elogia o comportamento do clube alemão. "Aproximar e engajar seu torcedor e fã é um desafio para todos os clubes. As receitas provenientes de ingressos representam aproximadamente 10% do faturamento, e normalmente os gastos acessórios dentro dos estádios são 2,5 vezes o valor dos tíquetes, assim com experiências diferenciadas esse déficit também poderia ser suprido. O mais importante é como o clube está construindo sua imagem de marca independente do produto futebol, sua percepção de valor transcende o investimento inicialmente feito, pois se torna longa e duradoura", afirmou.

Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, é uma iniciativa de vanguarda, mas que ainda é necessário aguardar para uma avaliação mais ampla sobre o modelo de negócio. "Essa ideia do Fortuna é pioneira. É um posicionamento diferente, mas eu acredito que é cedo para dizer que dê certo, se, de fato, vão colocar isso em prática, se isso vai funcionar no sentido de impulsionar negócios. Como será distribuído esses ingressos? Acho que é uma ideia interessante por ser diferente, mas não necessariamente na prática pode significar algo eficaz."

"Uma ação que pode proporcionar que novos perfis de público se relacionem com o clube, com estádio lotado e boa atmosfera, e sem ter prejuízo financeiro. Sou a favor de toda e qualquer ação inovadora, que teste novas possibilidades, principalmente em um universo tradicional como de ticketing", acrescentou Bruno Brum, CMO da agência End to End.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895